sexta-feira, 31 de março de 2023

O Cantor Conrado, Marido Da Ex-Paquita Andréa Sorvetão, É Diagnosticado Com Câncer No Reto

 


ENTRETENIMENTO

Na tarde desta quinta-feira (30/03/2023), o cantor Conrado e sua esposa Andréa Sorvetão, anunciaram em suas redes sociais que o cantor foi diagnosticado com câncer no reto. O diagnóstico foi dado após o cantor se sentir mal e passar por alguns exames.

“Foi encontrado um tumor maligno no final do reto. A melhor notícia é que o tumor é único e não tem metástase. É caso de cirurgia, que será no domingo, para retirada total do tumor, que irá para análise e assim saberemos como será o pós-operatório”, notificaram.

No mesmo comunicado, os médicos que estão responsáveis por cuidar do estado de saúde do cantor deram detalhes de seu quadro e garantem que ele está sendo muito bem cuidado lá no hospital.

 “Conrado está muito bem assistido no Hospital Samaritano Higienópolis com a equipe do Dr. Sergio Gil e equipe do Dr. Oren Smaletz! Contamos com as orações de vocês, nossa família virtual. Logo estaremos aqui, juntos, com saúde, alegria e nossa fé inabalável. Tendo toda certeza que Deus está no controle de tudo”, afirmou os médicos.

Para quem não sabe, o câncer no reto se assemelha bastante com o câncer de cólon, doença que acabou tirando a vida do nosso eterno Rei do futebol, Pelé, afinal, ambas as doenças são localizadas no intestino grosso.

*** Informações com ➡ Jornal de Brasília

EX- DETEMTO É MORTO COM TIROS NA CABEÇA NA CIDADE DE CAMOCIM- CE



A Polícia Militar procura pelo suspeito de assassinar um ex-presidiário na noite desta quinta-feira (30), no Bairro Olinda, em Camocim-CE. Ivanildo Nascimento Sousa, de 38 anos, foi morto com tiros na cabeça e tronco.

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima estava na calçada de uma residência quando foi atingido pelos disparos. "Tiquim", como era conhecido morreu na hora.

A vítima, de acordo com a PM, era ex-detento e era bastante conhecido pela polícia. A Pefoce de Sobral irá recolher o corpo da vítima para o núcleo em Sobral.

A polícia civil de Camocim-CE irá investigar, esse que já é o 14º homicídio na cidade somente esse ano de 2023.

quinta-feira, 30 de março de 2023

Artista de Granja-CE realiza lançamento da Exposição MANIFESTO BARRACAS de forma virtual

 

A exposição virtual “MANIFESTO BARRACAS” discute visualmente a alteração do espaço, efeito de uma ação higienista no centro comercial no município de Granja-CE, dado a retirada de um lote de barracas, logo, de trabalhadores na urbe, gerando uma alteração no fluxo local e no rendimento social.

O projeto visual de Negro Sousa (criador da obra) levanta o debate sobre como uma ação, em um dos espaços mais
importantes da cidade, pode vir a modificar processos fundamentais para o desenvolvimento humano, como a socialização, e qual reflexo isso tem na imagem e no processo de identidade dessas pessoas.

O artista destaca: “O mercado tinha uma rota de movimento e travessia que foi retirada. A energia e a organização por mais que caótica, em certos pontos, também foi completamente anulada. É notável e gritante! Isso abriu uma brecha imensa no fluxo de funcionamento e rentabilidade mútua do espaço. Espaço esse que foi ocupado legitimamente por pessoas que precisavam dele e, agora, não podem mais contar com isso. Não há notícia de um estudo que mostre benefício ao público atingido, nem uma justificativa que aponte a mudança no fluxo da cidade, nem no próprio centro que teve sua dinâmica brutalmente alterada.”

MANIFESTO BARRACAS; exibe uma explanação visual sobre os efeitos da ação higienista no mercado da Granja, se propondo a trabalhar os campos afetados por essa política: a memória, o espaço, o presente e o povo. A exposição estará disponível pelo Instagram, no perfil @negrosoousa, através da “Galeria N”, espaço virtual criado também pelo artista.

A obra aborda o objeto de estudo tanto pelo campo documental, quanto pelo poético-visual, onde coloca-se à disposição do visitante: memórias do antes, paralelos do agora e reflexões para o futuro através de imagens, textos e criações geradas a partir desse mercado. Tais construções visuais foram feitas, a priori, de forma manual com o auxílio de uma câmera digital e, posteriormente, dispostas sob edição ao campo virtual, estando ao dispor a partir do dia 04 (quatro) de Abril para a visitação.

Prefeitura de Sobral decreta ponto facultativo nos dias 31 de março e 6 de abril

 


Os servidores dos órgãos e entidades da administração pública municipal de Sobral terão ponto facultativo no dia 31 de março (sexta-feira), a partir das 12h, para celebração da Procissão de Passos, evento promovido pela Igreja Católica. Também será ponto facultativo durante todo o expediente do dia 6 de abril, celebração da Quinta-feira Santa.

As determinações do decreto não deverão afetar o funcionamento dos serviços essenciais, tais como: abastecimento de água (Saae), atendimentos de saúde e serviço de regulação do Hospital Municipal Estevam Ponte, atendimentos de urgência (UPA 24h);, Residência Terapêutica Lar Renascer, Unidade de Acolhimento José Laert Fernandes Melo, Centros de Saúde da Família do bairro Junco e dos distritos de Taperuaba, Aracatiaçu, Jaibaras, Aprazível e Jordão, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, TranSol e todos os serviços do Hospital Santa Casa de Misericórdia.

Decreto nº 3.150 AQUI

COM APOIO DA COIN/SSPDS, POLÍCIA CIVIL PRENDE SEIS PESSOAS ENVOLVIDAS EM ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA


Uma força tarefa coordenada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) resultou, nessa quarta-feira (29), na prisão de Higo da Silva Ribeiro, de 24 anos, envolvido em, pelo menos, 30 homicídios. Contra ele existia seis mandados de prisão preventiva por homicídios cometidos em Cascavel – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Ceará. No momento da sua prisão, outras cinco pessoas, que tentaram ajudar na fuga do investigado, também foram capturadas por envolvimento em uma organização criminosa. Arma, munições, celulares e uma pequena quantidade de drogas, também foram apreendidos pelos investigadores.

Na tarde de ontem, equipes da Delegacia Metropolitana de Cascavel saíram em campo para cumprir mandados de prisão preventiva, em desfavor de Higo, conhecido também como “Brisa”, apontado como matador de uma organização criminosa, com atuação na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao tomar conhecimento da sua localização, equipes do Departamento de Inteligência (DIP), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Núcleo do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), que também deram apoio nessa operação, lograram êxito na prisão dele, que já possui várias passagens por homicídio.

Ao abordarem “Brisa” que estavam na companhia de outras cinco pessoas e, que tentaram se evadir do local, os policiais civis prenderam todas as seis pessoas, cinco homens e uma mulher, e os conduziram à Delegacia Metropolitana de Cascavel. Eles, que estavam em posse de uma pistola calibre 40, 19 munições, três celulares, trouxinha de maconha e um veículo, foram autuados em flagrante por associação criminosa armada e por favorecimento pessoal, pois todos contribuiram para a tentativa de fuga de Higo. Já contra ele, que também foi autuado em flagrante, teve todos os seis mandados que estavam abertos cumpridos. Agora, o grupo foi colocado à disposição da Justiça.

Ainda com base nas informações colhidas no momento das prisões, a mulher de 24 anos, que já possui passagens por furto e lesão corporal dolosa, presa ontem com o restante do grupo, estava com um bebê raptado por ela, momentos antes de ser abordada pelos investigadores. O intuito da mulher era tumultuar o trabalho policial. A suspeita será autuada também pelo crime de sequestro. O bebê já foi entregue aos cuidados da sua genitora.

SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

Estudante cearense é convidada para seleção das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica no Rio de Janeiro

Samyle Pinheiro também possui o título de "Cientista Cidadã", após detectar um asteroide ainda no 1º ano do Ensino Médio

Apesar de jovem, esta não é a primeira experiência da estudante do Colégio 7 de Setembro na área de Astronomia e Astronáutica. Samyle possui o título de “Cientista Cidadã”, após detectar um asteroide e conseguir o poder de nomeá-lo dentro do Caça Asteroides, projeto da Agência Espacial Americana (NASA) em parceria com o Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Ao ganhar a medalha de prata no programa, a jovem decidiu se dedicar ainda mais às pesquisas na área. “Fiquei muito contente porque conquistei o segundo lugar nacional e era o meu sonho ganhar uma medalha de prata. Não imaginava que minha participação nessa jornada me traria tanto sucesso”, celebra.

Para a atual seleção das Olimpíadas, Samyle foi convidada em função do seu desempenho na prova do ensino médio da XXV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (XXV OBA), realizada em 2022. Após isso, os próximos passos dela já estão bem definidos: continuar a rotina de estudos e seguir na área que possui afinidade.

“No momento estou estudando pro ITA e IME. Eu quero fazer astrofísica no MIT. Quero usar o mundo ITA/IME como uma ponte pra lá”, projeta a jovem.

As equipes finais que representarão o Brasil na 16ª International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (XVI IOAA), que será realizada na Polônia e na 15ª Olimpíada LatinoAmericana de Astronomia e Astronáutica (XV OLAA), que será realizada novamente no Panamá, serão definidas até julho de 2023, após outras três etapas de provas e treinamentos.

Em um mês, operação prende 321 pessoas por violência contra a mulher no Ceará





Operação Átria foi deflagrada em todo o País, tendo sido considerada a maior do gênero já desenvolvida. Presos são suspeitos de crimes como feminicídio, ameaça, lesão corporal, estupro, importunação, perseguição (stalking) e descumprimento de medidas protetivas

No Ceará, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a operação apurou mais de 2.512 denúncias e praticou cerca de 6.765 diligências policiais. Dos 321 presos, 235 foram em flagrante e 86 por força de mandado de prisão. As ações visaram suspeitos de crimes como feminicídio, ameaça, lesão corporal, estupro, importunação, perseguição (stalking) e descumprimento de medidas protetivas.

Ainda foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, 1.070 medidas protetivas de urgências foram solicitadas e 752 inquéritos policiais foram instaurados — sendo que 729 foram concluídos. Também foram apreendidas 16 armas de fogo. Ao todo, 2.677 vítimas foram atendidas, sendo que 13 foram resgatadas e 33 retiradas de pertences de vítimas foram realizadas.

A operação Átria foi deflagrada em todas as 27 unidades federativas do País, mediante coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do MJSP. Conforme dados do Ministério, em todo o Brasil, 79.586 vítimas foram atendidas e 9.341 pessoas foram presas — 6.702 somente em flagrante. Foram apuradas 17.480 denúncias e a 37.965 medidas protetivas de urgência foram solicitadas.

“Ao todo, as diligências relativas à operação ocorreram em 3.463 municípios, nos 26 estados da federação e no Distrito Federal”, informou o MJSP. “Para o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, bem como visitas a vítimas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública investiu mais de R$ 1 milhão no pagamento de diárias de policiais que atuaram em ações fora das cidades de origem, o que proporcionou a ampliação do alcance da operação até municípios distantes das capitais ou médias cidades”.

O MJSP ainda prometeu novas ações de combate à violência contra a mulher neste ano no País. “Os indicadores nos obrigam a ter, na política pública de segurança do País, uma centralidade no enfrentamento da violência contra a mulher e nós vamos investir cada vez mais nestas operações integradas.”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.

No Ceará, a operação empregou mais de 313 policiais civis e militares. Além das ações policiais, ações educativas para prevenção da violência de gênero foram realizadas, a exemplo de palestras, aulas, rodas de conversas e panfletagens em jogos de futebol.

“A Átria é uma operação de extrema importância no enfrentamento da violência de gênero contra a mulher, e as ações realizadas têm caráter permanente e continuado”, afirmou, conforme divulgado pela SSPDS a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil, a delegada Janaína Braga.

“Foram 30 dias intensos, dando prioridade às ocorrências policiais/ atendimento de vítimas de violência doméstica e familiar, notadamente nas Delegacias de Defesa da Mulher, no total de dez, com o escopo de acolher e incentivar a denúncia e a pedir ajuda”, relatou, por sua vez, a diretora-adjunta do DPGV, a delegada Rebeca Cruz.

Estatísticas da violência contra a mulher no Ceará em 2023

Até o dia 20 de março, mais recente atualização disponibilizada pela SSPDS, 53 mulheres foram mortas no Estado. Desses crimes, nove foram registrados pela SSPDS como feminicídio. Além disso, em janeiro e fevereiro, únicos meses com estatísticas já consolidadas, 3.685 mulheres foram vítimas de crimes abarcados pela Lei Maria da Penha, o que representa uma média de 62,45 registros por dia.

Violência contra a mulher – o que é e como denunciar?

A violência doméstica e familiar constitui uma das formas de violação dos direitos humanos em todo o mundo. No Brasil, a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, caracteriza e enquadra na lei cinco tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Entenda as violências:

Violência física: espancamento, tortura, lesões com objetos cortantes ou perfurantes ou atirar objetos, sacudir ou apertar os braços.

Psicológica: ameaças, humilhação, isolamento (proibição de estudar ou falar com amigos).

Sexual: obrigar a mulher a fazer atos sexuais, forçar matrimônio, gravidez ou prostituição, estupro.

Patrimonial: deixar de pagar pensão alimentícia, controlar o dinheiro, estelionato.

Moral: críticas mentirosas, expor a vida íntima, rebaixar a mulher por meio de xingamentos sobre sua índole, desvalorizar a vítima pelo seu modo de se vestir.

A Lei 13.104/15 enquadrou a Lei do Feminícidio – o assassinato de mulheres apenas pelo fato dela ser uma mulher. O feminicídio é, por muitas vezes, o triste final de um ciclo de violência sofrido por uma mulher – por isso, as violências devem ser denunciadas logo quando ocorrem. A lei considera que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Veja como buscar ajuda:

Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180

Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM-FOR)
Rua Teles de Souza, s/n – Couto Fernandes
Contatos: (85) 3108 2950 / 3108 2952

Delegacia de Defesa da Mulher de Caucaia (DDM-C)
Rua Porcina Leite, 113 – Parque Soledade
Contato: (85) 3101 7926

Delegacia de Defesa da Mulher de Maracanaú (DDM-M)
Rua Padre José Holanda do Vale, 1961 (Altos) – Piratininga
Contato: 3371 7835

Delegacia de Defesa da Mulher de Pacatuba (DDM-PAC)
Rua Marginal Nordeste, 836 – Jereissati III
Contatos: 3384 5820 / 3384 4203

Delegacia de Defesa da Mulher do Crato (DDM-CR)
Rua Coronel Secundo, 216 – Pimenta
Contato: (88) 3102 1250

Delegacia de Defesa da Mulher de Icó (DDM-ICÓ)
Rua Padre José Alves de Macêdo, 963 – Loteamento José Barreto
Contato: (88) 3561 5551

Delegacia de Defesa da Mulher de Iguatu (DDM-I)
Rua Monsenhor Coelho, s/n – Centro
Contato: (88) 3581 9454

Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte (DDM-JN)
Rua Joaquim Mansinho, s/n – Santa Teresa
Contato: (88) 3102 1102

Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral (DDM-S)
Av. Lúcia Sabóia, 358 – Centro
Contato: (88) 3677 4282

Delegacia de Defesa da Mulher de Quixadá (DDM-Q)
Rua Jesus Maria José, 2255 – Jardim dos Monólitos
Contato: (88) 3101-7918

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é referência no Ceará no apoio e assistência social, psicológica, jurídica e econômica às mulheres em situação de violência. Gerida pelo Estado, o equipamento acolhe e oferece novas perspectivas a mulheres em situação de violência por meio de suporte humanizado, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino.

Telefones para informações e denúncias à Casa da Mulher Brasileira:

Recepção: (85) 3108 2992 / 3108 2931 – Plantão 24h
Delegacia de Defesa da Mulher: (85) 3108 2950 – Plantão 24h, sete dias por semana
Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher: (85) 3108 2966 – segunda a quinta, das 8 às 17 horas
Defensoria Pública: (85) 3108 2986 – segunda a sexta, das 8 às 17 horas
Ministério Público: (85) 3108 2940 / 3108 2941, segunda a sexta, das 8 às 16 horas
Juizado: (85) 3108 2971 – segunda a sexta, das 8 às 17 horas

Casas da Mulher Cearense:

Idealizadas a partir do exemplo da Casa da Mulher Brasileira, as Casas da Mulher Cearense oferecem serviços semelhantes para a atender mulheres em situação de violência. O espaço é dividido por blocos, com setor administrativo, Delegacia de Defesa da Mulher, Tribunal de Justiça, atendimento psicossocial, Ministério Público, Defensoria Pública, apoio, auditório, pátio interno, brinquedoteca, refeitório, vestiários, depósito, estacionamentos e áreas de jardins e passeios. Além dos órgãos de atendimento, as Casas oferecem cursos de capacitação profissional dentro da Promoção da Autonomia Econômica, alternativas de abrigamento temporário e espaço infantil para as crianças que estejam acompanhando as mães. O atendimento acontece 24 horas, todos os dias da semana.

Casa da Mulher Cearense de Juazeiro do Norte

Endereço: Avenida Padre Cícero, 4501, São José, Juazeiro do Norte

Telefone: (85) 98976-7750

Casa da Mulher Cearense de Sobral

Endereço: Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, s/n, Cidade Gerardo Cristino

Telefone: (85) 99915-3463

Casa da Mulher Cearense de Quixadá

Endereço: Rua Luiz Barbosa da Silva – Planalto Renascer, Quixadá

Fonte: O Povo

Plantão Policial Em Caucaia: Motorista Reage A Assalto E Joga Carro Contra Criminoso No Ceará.

 


POLÍCIA

Um motorista evitou um assalto jogando o veículo sobre a moto utilizada pelo criminoso no Bairro Parque Potira, em Caucaia, nesta quarta-feira (29/03/2023). O caso foi registrado por câmeras de segurança

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o criminoso utilizava uma motocicleta que havia tomado de assalto horas antes para cometer outros crimes.
Ele tentava assaltar uma pessoa quando o motorista de um veículo testemunhou o caso, dirigindo na direção do homem armado. Ele chega a conduzir o automóvel sobre a moto, e o suspeito fugiu do veículo, sem ser atingido.
A Secretaria da Segurança afirma que faz buscas na região com objetivo de identificar e prender o assaltante. Até a manhã desta quinta-feira (30), ninguém foi preso.
A motocicleta, que ficou danificada, foi devolvida ao proprietário, conforme a Polícia Militar.

*** Informações com ➡ G1 Ceará

Bolsonaro faz discurso histórico na sede do PL e leva parlamentares à loucura: “Vamos para cima”; VEJA VÍDEOS

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um discurso “histórico” em seu retorno ao Brasil, na sede do Partido Liberal. Este foi o primeiro pronunciamento de Bolsonaro desde que retornou ao país.

Na sua fala, Bolsonaro deixou claro que será forte opositor ao Governo Lula e à esquerda no país. O ex-presidente levou parlamentares “ao delírio” após sua fala.

A foto e os vídeos são do jornalista Stenio Dantas.

Voo que trouxe Bolsonaro foi o mais monitorado do mundo

Dados são do site FlightRadar24, plataforma especializada em rastreamento de voos em tempo real.
O voo que trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de Orlando, nos Estados Unidos, para Brasília, no Distrito Federal, foi o mais monitorado do mundo na plataforma FlightRadar24, site que mostra o rastreamento de voos em tempo real. Em determinados momentos da viagem de 7 horas e 30 minutos, cerca de 4 mil pessoas acompanharam o trajeto da aeronave que trouxe o político.

A viagem de Bolsonaro foi feita em um Boeing modelo 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas que trazia em sua fuselagem uma pintura temática da série de filmes e livros Harry Potter. A aeronave decolou do Aeroporto de Orlando às 22h08 pelo horário local (23h08 de Brasília) desta quarta-feira (29) e pousou no Aeroporto Internacional de Brasília às 6h38 desta quinta (30).


EX-PRESIDENTE ENCONTRA ALIADOS DO PL

O voo da Gol Linhas Aéreas que trouxe Jair Bolsonaro pousou às 6h38 no Aeroporto Internacional de Brasília. Na sequência, o ex-presidente deixou o terminal por uma saída alternativa e seguiu em comboio para a sede da sigla. Como primeiro compromisso após desembarcar no Brasil, ele se encontrou aliados na sede do Partido Liberal na manhã desta quinta.

Na chegada ao Complexo Brasil 21, onde fica a sede do partido, Bolsonaro encontrou diversos aliados, entre eles o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-ministro Walter Braga Netto, o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) e o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto.

Já dentro da sede da legenda, Bolsonaro cumprimentou diversos políticos e parlamentares do PL, e fez um breve pronunciamento. O ex-presidente também saiu do prédio onde fica a sede da sigla e acenou por alguns instantes para apoiadores que o aguardavam na entrada do edifício.

Na próxima semana, Bolsonaro deve assumir formalmente a função de presidente de honra do Partido Liberal e deverá despachar normalmente em seu escritório.

(Pleno News)

Dilma diz que jornalista pode perguntar em inglês e em seguida dispara: “Não entendi nada”



A ex-presidente do Brasil e atual executiva do Banco Brics, Dilma Rousseff, não mudou muito seu perfil de conceder entrevistas, pelo visto.

Em uma coletiva de imprensa, de apresentação da nova presidente do banco na China, onde vai receber mais de R$ 3 milhões por ano, Dilma cometeu mais uma gafe. Confira:

Consumo de carne bovina no Brasil cai ao menor nível em 18 anos


O consumo de carne bovina no Brasil caiu mais uma vez em 2022, pelo 4º ano consecutivo. No período, o consumo da proteína animal chegou a 24,2 quilos por habitante, o menor patamar desde 2004.

Os dados são da Consultoria Agro do Itaú BBA.

Os preços da carne bovina ao consumidor começaram a se elevar em 2020, o que fez muitos brasileiros tirarem a proteína do prato. O aumento da pobreza e a queda na renda durante a pandemia também impactaram a redução do consumo.

O valor das carnes, em geral, subiu 18% em 2020, mas foi desacelerando alta em 2021 (+7%) e 2022 (+1,84%), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

G1

PF INVESTIGA EX-CANDIDATOS, FILIADOS A PARTIDOS E EMPRESÁRIOS EM OPERAÇÃO NO CEARÁ

Atos golpistas têm se concentrado sobretudo no Centro de Fortaleza (foto: FCO FONTENELE)

Alvos são financiadores e organizadores de manifestações antidemocráticas na BR-116 no Ceará e do acampamento golpista ao lado da 10ª Região Militar, no Centro de Fortaleza

Filiados a partidos políticos, alguns que foram candidatos, além de empresários e profissionais liberais estão entre os investigados na operação da Polícia Federal sobre atos antidemocráticos no Ceará. A informação é do delegado regional de Polícia Judiciária Alan Robson Alexandrino, da PF, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 20. Os nomes dos alvos não foram informados.

A operação, batizada Impávido Colosso, trata do fechamento da rodovia BR-116 no Ceará por manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que questionavam o resultado da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e posteriormente se transferiu para as imediações da 10ª Região Militar, no Centro de Fortaleza. A manifestação da BR-116 ocorreu entre 31 de outubro e 2 de novembro de 2022, logo após o segundo turno das eleições. Os atos se transferiram dali em diante para a avenida Alberto Nepomuceno, no Centro, e ali permaneceu acampamento até o começo de janeiro de 2023.

Os alvos, conforme o delegado, foram pessoas que participaram de planejamento, organização e fornecimento dos insumos para os atos.

"O foco da investigação não foi identificar o cidadão que estava lá protestando, indevidamente ou não, mas quem financiou os atos e liderou o movimento", disse o procurador da República Ricardo Magalhães de Mendonça, na mesma entrevista. O Ministério Público Federal e a Polícia Rodoviária Federal participam da operação.

"Estar ali presente pode não configurar crime, mas quem preparou o evento, pela magnitude do que foi, as concentrações que eram realmente centenas de pessoas. Quem liderava aquilo ali, quem financiava, quem fornecia meios de logística, subsistência, acampamentos, água, alimentação, caminhões, todo esse aparato que era fundamental para que os crimes fossem praticados", acrescentou o procurador.

São alvos da operação financiadores, quem forneceu estrutura, transportou manifestantes, forneceu caminhões para fechar a BR-116, quem colocou banheiros químicos perto da 10ª Região Militar, quem forneceu água e comida, entre outros insumos. Não há militares investigados.

Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão expedidos pela 12ª Vara da Justiça Federal. A maior parte, 21, foi cumprida em Fortaleza. Houve ainda três mandados em Maracanaú, um em Caucaia, um em Itaitinga, um em Pacajus, um em Brejo Santo, um em Tauá, além de dois em Imperatriz, no Maranhão, e um em Condor, no Rio Grande do Sul.
Material apreendido

Foram apreendidos materiais de informática, aparelhos celulares, computadores. "E documentos que confirmam, efetivamente, uma organização, uma contabilidade, um financiamento", detalhou o delegado Alexandrino.

Foram encontrados registros indicando quem daria dinheiro para transporte, para banheiros, para pagar pizzas, entre outras despesas. Foram encontrados também cartazes, conforme o delegado, "incitando contra o Estado democrático de direito" e com "indício de associação criminosa, as pessoas se unirem para cometimento de crimes".
Armas e prisão

Foram apreendidas duas armas. Em Imperatriz, houve prisão em flagrante por a pessoa estar com espingarda sem qualquer registro. Em Fortaleza, foi apreendido revólver com registro vencido.

A operação Impávido Colosso é desdobramento do braço cearense da operação permanente Lesa Pátria, realizada em todo o País. Não são investigados na operação no Ceará fatos relacionados aos ataques de 8 de janeiro em Brasília. Esse caso tramita em inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Caso seja identificado algum indício relevante sobre o 8 de janeiro, será remetido ao inquérito perante o STF. Os fatos investigados na operação se referem a atos golpistas anteriores a 8 de janeiro, na BR-116 no Ceará e no Centro de Fortaleza.

Os crimes investigados têm penas de até três anos de reclusão. O mais grave é de abolição violenta do Estado democrático de direito, mas há também associação criminosa e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais. Podem ser descobertos outros crimes a partir do material apreendido.

Participam da operação 140 policiais. Eles estavam na sede da Polícia Federal em Fortaleza, e em outros estados, às 4 horas da manhã, e às 6 horas na residência dos investigados.

SINHÁ SABOIA/ O POVO

Jovem de 17 anos assume direção de ônibus escolar e salva colegas, após motorista passar mal e morrer


Um adolescente de 17 anos assumiu a direção de um ônibus escolar e impediu que ele batesse em outros veículos depois que o motorista teve um mal súbito nessa quarta-feira (29/3) em Sertãozinho, no interior de São Paulo.

O condutor do veículo, Claudemir de Araújo, de 51 anos, morreu após parada cardiorrespiratória, de acordo com o G1. O episódio ocorreu na Rodovia Armando de Sales Oliveira. Ao perceber que o condutor não estava bem, Kaio Eduardo Ferreira segurou o volante e conseguiu parar o veículo entre o canteiro e a marginal.

“Eu pensei: se for ali para o acostamento, não vai ser tão grave. O pessoal gritou muito perguntando o que tinha acontecido com o motorista. Todo mundo levantou na hora e foi bem tenso”, disse o adolescente à EPTV.

“Eu estava olhando a pista, aí eu vi ele caindo assim para o lado, soltou o volante e eu percebi que ele estava meio desacordado”, afirmou. Segundo Kaio, ele nunca havia dirigido na vida. Com a ajuda de colegas, ele conseguiu abrir a porta do veículo para que os demais estudantes saíssem. Nenhum deles ficou ferido.

O ônibus levava os alunos até o Instituto Federal de Sertãozinho.

Via G1

quarta-feira, 29 de março de 2023

Filho Mata A Mãe De 70 Anos Espancada Em Virtude De R$ 200,00


POLÍCIA

Transformada a prisão em temporária para preventiva, Daniel de Melo Correa, de 31 anos,  está detido desde o começo deste mês por suspeita de matar a mãe, de 70 anos, espancada. De acordo com a Polícia Civil de Goiás, a motivação do crime teria sido uma discussão por R$ 200.

Ainda conforme relato da PC-GO, Daniel teria cometido o crime em fevereiro deste ano em Goiânia. O filho da vítima já possuía um histórico de violência física e psicológica contra a mãe, além de antecedentes criminais por tráfico de drogas. O possível autor do crime ainda era dependente químico e convivia com a idosa.

Após a morte da mãe, Daniel chegou a contar sobre o ocorrido para familiares e vizinhos, mas considerou que a vítima teria caído e batido a cabeça. A versão foi prontamente descartada por causa das lesões encontradas no corpo da mulher. Durante o exame pericial foi constatado que a idosa morreu por espancamento.

No decorrer as investigações, a Polícia identificou que antes da morte da idosa, ela e Daniel discutiram por conta de R$ 200. A mulher ainda tentou ajudar o filho, pedindo, mas sem sucesso, a quantia para pessoas próximas. Outro ponto que o inquérito concluiu foi que Daniel estava sozinho com a mãe no instante do crime e sob o efeito de álcool.

*** Informações com ➡ Revista IstoÉ

Após agressões verbais em plenário, líderes do PT e do PL fazem as pazes na Alece

Distensionamento na relação entre os dois parlamentares contou com apoio do líder do Governo, Romeu Aldigueri (PDT), e do oposicionista Sargento Reginauro (União)

Há cerca de duas semanas, os dois parlamentares trocaram acusações e ameaças no plenário da Casa. Agora, sob as bênçãos do líder do Governo, Romeu Aldigueri (PDT), e do oposicionista Sargento Reginauro (União), De Assis e Silvana deram às mãos.

EMBATE

O bate-boca entre De Assis e Silvana começou, na verdade, com um pronunciamento do deputado Pastor Alcides (PL) citando o PT e a morte do ex-prefeito Celso Daniel.

O líder do partido na Casa então reagiu. Sem citar nomes, disse que os adversários precisavam “lavar a boca para falar do PT”.

A líder do PL rebateu, inclusive ameaçando o petista. “Olhe, o que aconteceu nesta casa, eu exijo retratação. Infeliz nenhum, desrespeitoso nenhum, machista nenhum bota lei nessa crente aqui”, disse.

“Haja um infeliz e infame que mande uma líder como eu lavar a boca. Precisa que ele tenha certeza que eu não lhe quebre todos os dentes de uma pancada só”, acrescentou.

Fonte: Diário do Nordeste

Bolsonaro quer desfile em carro aberto na chegada ao Brasil, nesta quinta

Ex-presidente também deve participar de evento organizado por Bia Kicis

Há expectativa de que apoiadores acompanhem o ex-presidente no percurso. Mas os membros da sigla ainda aguardam definições sobre o esquema de segurança a ser montado pelo governo do Distrito Federal para fechar a programação.

Já há confirmação de que Bolsonaro será recepcionado por um grupo formado pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, pelos líderes do PL no Congresso e pelo secretário nacional de relações institucionais, Walter Braga Netto.

Ainda não há orientação para as bancadas dos parlamentares da legenda sobre como devem agir. O PL disponibilizou um espaço na sede da legenda que poderá ser usado por Bolsonaro para cumprimentar os integrantes das bancadas na Câmara e no Senado. Não há confirmação se o ex-presidente irá, de fato, ao local.

Deputados bolsonaristas, entre eles José Medeiros (MT), queriam organizar caravanas para a vinda de apoiadores do ex-presidente de diversas partes do País. Eles desistiram por medo de os atos saírem de controle ou de sofrerem represálias do Supremo Tribunal Federal após os atos de 8 de janeiro.

Esse grupo acredita que ainda poderão ser organizadas motociatas ou carreatas menores para acompanhar Bolsonaro.

À noite, o ex-presidente deve participar de um evento promovido pela presidente do PL no Distrito Federal, a deputada Bia Kicis, que tomará posse formalmente na função.

“Choque de realidade”

Aliados do ex-presidente temem que o ex-presidente sofra um “choque de realidade” na volta ao Brasil. Bolsonaro deixou o país em 30 de dezembro de 2022, um dia antes do fim de seu mandato, o que significa que não esteve em território nacional fora da condição de presidente desde então. Ele chegará em um país comandado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi seu maior opositor durante a campanha presidencial.

Nos bastidores, há uma percepção dos aliados de Bolsonaro que ele ainda está abatido, o que foi visto em transmissões ao vivo que realizou durante seu período na Flórida, nos Estados Unidos.

Haveria até uma estratégia para reorganizar a vida política do ex-presidente, prevendo que ele faça muitas viagens, esteja em contato constante com as autoridades de direita (governadores, prefeitos) e com seu grupo no Congresso.

Em um primeiro momento, apesar de o partido querer recebê-lo com pompa, parceiros de Bolsonaro veem a necessidade de calma, de assentar as ideias e entender o cenário antes de cobrar atuação pública.

Existe a expectativa no Partido Liberal de que Bolsonaro seja o grande adversário do presidente Lula, de que ainda seja o protagonista da direita e enfrente a esquerda nas eleições presidenciais de 2026.

Apesar de o nome de Michelle Bolsonaro ter aparecido como palpite para 2026, segundo aliados, o ex-presidente ainda é o único nome previsto para a corrida eleitoral.

Fonte: Estadão / Rádio Pampa

Pais retiram alunos de escola no Ceará após faca ser encontrada em lixeira

 

Segundo a Secretaria da Educação do Ceará, ninguém se fqeriu e não houve ameaça contra os estudantes. Após faca ser encontrada, pais e alunos temeram atentado.

A princípio, circularam informações de que um aluno estaria armado com a faca, o que não foi confirmado, segundo a Secretaria da Educação do Ceará. Com os boatos, pais e responsáveis, preocupados, foram até a escola buscar seus filhos.

Em nota, a Secretaria da Educação informou que acompanha a situação com apoio da Polícia Militar. Conforme a Seduc, não houve ataque e ameaças aos estudantes ou professores, nem feridos.

“Os pais dos estudantes foram à escola para pedir liberação dos filhos, já liberados. Os órgãos de segurança foram acionados, conforme o procedimento. A Seduc segue acompanhando o caso”, informou a pasta.

A situação ocorre dois dias após o ataque em uma escola em São Paulo que resultou na morte de uma professora; três pessoas ficaram feridas.

Fonte: G1 Ceará

Correios abrem inscrição para vagas remuneradas de Jovem Aprendiz em Sobral

 

No Ceará, há oportunidades em 29 cidades, a maioria delas se concentra em Fortaleza.

processo seletivo de Jovem Aprendiz com 105 vagas em 29 cidades do Ceará. As oportunidades são para formação de cadastro de reserva para jovens aprendizes. A maioria das vagas se concentra em Sobral, Fortaleza e Crato.

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de 21 de abril no endereço eletrônico http://www.correios.com.br, no link “Acesso à Informação > Servidores > Outras informações > Concursos Públicos”.

Conforme o edital, as oportunidades são para os turnos matutino e vespertino. A seleção é para a ocupação de vagas nos cursos de assistente administrativo ou logística.

Benefícios e duração do estágio

O contrato terá duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses consecutivos e anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social digital. Do total das vagas, 10% serão destinadas aos candidatos com deficiência e 20% aos que se declararem pretos e pardos.

O aprendiz terá jornada de 20 horas semanais distribuída em quatro horas diárias, divididas em atividades teóricas (em entidade qualificada na formação técnico-profissional) e práticas (nos Correios).

Os selecionados receberão o salário-mínimo-hora, conforme piso salarial de cada estado, além de vale-transportevale-refeição ou alimentação e uniforme.

A seleção terá comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade, tipo de instituição de ensino onde estuda e participação em projetos sociais. A pontuação está detalhada no edital. O processo seletivo terá a validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Veja a distribuição de vagas por município no Ceará:

  • Aquiraz (1)
  • Aracati (1)
  • Barbalha (1)
  • Boa Viagem (1)
  • Brejo Santo (1)
  • Canindé (1)
  • Cascavel (1)
  • Caucaia (4)
  • Crateús (1)
  • Crato (3)
  • Fortaleza (63)
  • Horizonte (2)
  • Icó (1)
  • Iguatu (2)
  • Ipu (1)
  • Itapajé (1)
  • Itapipoca (1)
  • Juazeiro do Norte (4)
  • Limoeiro do Norte (1)
  • Maracanaú (3)
  • Maranguape (1)
  • Morada Nova (1)
  • Quixadá (1)
  • Quixeramobim (1)
  • Russas (1)
  • São Gonçalo do Amarante (1)
  • Sobral (3)
  • Tauá (1)
  • Tianguá (1)

Fonte: G1 Ceará