sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Discussão por causa de um pato acaba em assassinato

                       
Após discussão por causa de um pato, um homem identificado como Antônio da Silva, de 37 anos, foi morto, na noite dessa quinta-feira (27), com golpes de faca. O caso aconteceu em Luís Correia, no Piauí.
Antônio e o suspeito do homicídio, identificado apenas como Eugênio, de 22 anos, trabalhavam como vigias nas casas de veraneio do município.
Testemunhas relataram à PM que os dois já haviam discutido várias vezes e que, na noite de ontem, Eugênio teria encontrado um pato com Antônio e teria dito que o animal pertencia a ele.
De acordo com as autoridades, os dois entraram em luta corporal e, em seguida, a vítima foi atingida por golpes de faca.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para socorrer o homem, porém, ele faleceu no local. O suspeito de praticar o homicídio fugiu e, até o momento, não foi localizado. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Duas pessoas morrem e oito ficam feridas em acidente em Guapimirim

                Ônibus ficou destruído após acidente
Duas pessoas morreram e oito ficaram feridas em um acidente entre um ônibus e um caminhão no km 18 da BR-493, altura do bairro Várzea Alegre, em 
Guapimirim, na Baixada Fluminense, na manhã desta sexta-feira (28).
Os motoristas de ambos os veículos morreram na batida, segundo o Corpo de Bombeiros. Eles foram identificados como Antônio Mariano, que não teve a idade divulgada, e Carlos Vicente, de 62 anos
Todos os oito feridos eram passageiros do coletivo. Entre eles está Beatriz Costa, de 41 anos, que foi levada com ferimentos leves para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruma, e já recebeu alta.
Duas vítimas foram liberadas após receberem atendimento na via. Já outras cinco foram atendidas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) local. 
*Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Governo Federal prorroga permanência de Forças Armadas no Ceará até 6 de março

O Governo Federal decidiu prorrogar por uma semana o prazo do decreto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
O Governo Federal decidiu prorrogar até 6 de março a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que permite o envio de tropas das Forças Armadas para reforçar a segurança no Ceará. Com o motim de parte da PM, homens do Exército reforçam o patrulhamento das ruas de Fortaleza e cidades do interior.

Conforme nota do Governo do Estado, o pedido de prorrogação da GLO foi feito à União na última quarta-feira (26). "O Governo Federal, por sua vez, autoriza a prorrogação e entende que, no prazo de até o dia 6 de março, a situação deva ser normalizada, prevalecendo o bom senso", diz o texto. O primeiro pedido de emprego das Forças Armadas termina nesta sexta-feira (28).

Nesta sexta-feira (28), a comissão dos três poderes não conseguiu avançar na negociação com os militares amotinados.

No texto, o Governo do Estado ainda ressalta "a importância de que o Congresso Nacional reconheça que, o emprego da GLO, dada a necessidade de segurança aos integrantes das forças, muitos deles jovens soldados com cerca de 20 anos de idade, discuta e vote o excludente de ilicitude".

A prorrogação foi decidida após reunião marcada pelo presidente Jair Bolsonaro, na fim da manhã desta sexta-feira (28).

Por meio da GLO, foi autorizado o envio de 2,5 mil homens do Exército Brasileiro, que reforçam a segurança em Fortaleza, Região Metropolitana e em cidades do interior, desde o último dia 21 de fevereiro. As tropas vieram da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Em resposta, o presidente Jair Bolsonaro declarou, durante transmissão ao vivo em rede social, que esperava uma solução do Governo do Estado para o motim dos policiais. 

Sobre a prorrogação, para além do prazo de oito dias vigentes, o presidente havia dito que "precisamos ter uma retaguarda jurídica" e que o "GLO não é para ficar eternamente atendendo um ou mais governadores. GLO é uma questão emergencial".

PARALISAÇÃO

A paralisação de parte da Polícia Militar no Ceará já chega ao 11º dia, nesta sexta-feira (28). Enquanto isso, o Governo do Estado, por meio de uma comissão que reúne os três poderes, tenta chegar a um acordo com os policiais militares amotinados. O representante dos PMs amotinados, advogado e coronel reformado do Exército, Walmir Medeiros, apresentou uma lista com 18 reivindicações.

(Diário do Nordeste)

"Nenhuma chance", diz Maia sobre votar anistia a PMs do Ceará

Rodrigo Maia disse a O Globo que não há “nenhuma chance” de votação de qualquer anistia aos policiais militares amotinados no Ceará.

No Congresso, informa o jornal carioca, há pelo menos dois projetos que tratam de anistia a policiais que participaram de paralisações nos últimos anos.

A greve de militares é vetada pela Constituição –e, em 2017, o STF também decidiu que são ilegais as paralisações de policiais civis e agentes penitenciários.

Como publicamos mais cedo, o governo federal decidiu hoje prorrogar a presença das Forças Armadas no estado nordestino.

Fonte: O Antagonista

URGENTE! Camilo propõe mudar Constituição para proibir anistia a PMs; AL vota já neste fim de semana

Matéria altera a Constituição e proíbe expressamente a concessão de anistias para PMs envolvidos em motins.
O governador Camilo Santana (PT) enviou à Assembleia Legislativa na tarde desta sexta-feira, 28, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe expressamente a concessão de anistias administrativas para policiais militares que promoverem motins no Estado.

A expectativa é que a mensagem seja votada já neste fim de semana, em convocação extraordinária aos deputados estaduais. O Colégio de Líderes do Legislativo está reunido na tarde desta sexta-feira, 28, para definir detalhes da convocação. Uma coletiva de imprensa deve ser organizada pela Casa para anunciar oficialmente a iniciativa.

Segundo o governo, a ideia é que a PEC seja lida no expediente da Assembleia já pela manhã deste sábado. Nesta sexta-feira, são intensas as articulações do governo para convocar deputados da base aliada – muitos deles de viagem ao Interior do Estado – para a votação.

"Acaba de chegar à Assembleia mensagem enviada pelo Governo do Ceará que proíbe anistia de militares. Estamos em reunião tratando sobre pauta de votação extraordinária", anunciou, nas redes sociais, o presidente da Assembleia Legislativa, Dr. Sarto (PDT).

Proposta endurece relação entre governo e movimento

A proposta sinaliza um endurecimento ainda maior do governo estadual contra motins de policiais militares no Estado. Atualmente, a anistia ampla e irrestrita a todos os envolvidos no movimento é uma das condições básicas da categoria para a resolução do impasse com o Estado.

Na manhã desta sexta-feira, 28, comissão com membros dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que articulam negociações entre governo e policiais questionaram ausência de líderes e de uma "pauta concreta" dos manifestantes. Segundo eles, um dos atuais líderes do movimento, o ex-deputado Cabo Sabino, possui mandado de prisão em aberto e, por isso, não tem legitimidade para participar dos acordos.

Fonte: O Povo
Foto: Fábio Lima

POLÍCIA CIVIL PRENDE TRIO SUSPEITO DE TENTATIVA DE LATROCÍNIO CONTRA AGENTE PENITENCIÁRIO EM FORTALEZA

Três suspeitos foram capturados por envolvimento na tentativa de latrocínio contra um agente penitenciário, ocorrido no domingo (23), no bairro Luciano Cavalcante – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. As investigações iniciaram com o 2º Distrito Policial (DP) e foram continuadas pela 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). As conduções foram realizadas por agentes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), nessa quarta-feira (26).

Após ininterruptas diligências, os profissionais de segurança pública prenderam dois maiores e apreenderam um adolescente, no bairro Edson Queiroz (AIS 7). Os homens foram identificados por Breno Rodrigo Alves Souza (25) – com antecedentes criminais por tráfico de drogas; e José Magno Natividade da Silva (27) – com antecedentes criminais por homicídio, roubos consumados e tentados, associação criminosa e disparo de arma de fogo.

O terceiro capturado se trata de um menor de 17 anos, encontrado na mesma região. O trio foi autuado em flagrante por tentativa de latrocínio e associação criminosa. Os maiores foram indiciados ainda por corrupção de menor.

No dia do crime, o agente penitenciário trocou tiros com os suspeitos, na Rua Thompson Bulcão. O profissional foi socorrido e os suspeitos empreenderam fuga até serem capturados. A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) encontrou o veículo utilizado na ação criminosa abandonado em via pública no bairro Edson Queiroz (AIS 7). O automóvel, que apresentava vestígios de sangue, foi encaminhado ao 2º DP para ser submetido à perícia. Agora, a 11ª Delegacia do DHPP segue investigando o caso, visando capturar mais um partícipe

Homem suspeito de cometer homicídio é preso pela Polícia Civil horas após o crime

Um trabalho de investigação de equipes da Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara, com apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou na prisão em flagrante de um suspeito de cometer um homicídio a faca. O crime ocorreu, na tarde dessa quarta-feira (26), e o homem foi preso na tarde do mesmo dia. A prisão de Osvaldo Ramos de Brito (30) foi realizada no bairro Centro, no município de Jijoca de Jericoacoara, situado na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.

Os trabalhos policiais foram iniciados logo após os agentes de segurança serem informados sobre a tentativa de homicídio de um homem identificado como Sebastião Luiz de Vasconcelos (64), no Centro do município. Ao chegarem ao local, os agentes de segurança foram comunicados que a vítima foi socorrida até uma unidade hospitalar com uma facada na região do coração, mas veio a óbito.

Dando continuidade às diligências, os policiais civis identificaram Osvaldo Ramos, com passagens por contravenção penal, furto e roubo. Ele é apontado como suspeito do homicídio e havia discutido com a vítima nas proximidades de um bar. Segundo levantamentos, o homem aparentava estar embriagado.

Diante dos fatos, os policiais conseguiram localizar a faca apontada como arma do crime e conduziram o infrator até a Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara. O suspeito foi autuado por homicídio doloso e encontra-se à disposição da Justiça.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o ‪‪(88) 3669-1264, da Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara, ou ainda para o número ‪‪‪(88) ‪99698-4677, que é o Whatsapp da delegacia, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Bolão com 35 pessoas levou prêmio da Mega-Sena em Fortaleza

Cada jogado participante do bolão na Capital deverá levar R$ 3.023.610,25.
A aposta de Fortaleza vencedora do concurso 2237 da Mega-Sena saiu de um bolão com 35 apostadores, que vão dividir o prêmio de R$ 105.826.358,87. Cada um deles investiu R$ 100,00 na aposta, realizada na Lotérica Aldeota, localizada na Avenida Dom Luís, na Capital. O sorteio ocorreu na noite desta quinta-feira (27), em São Paulo. As dezenas sorteadas foram 11 - 20 - 27 - 28 - 53 – 60.

Cada participante do bolão na Capital deverá levar R$ 3.023.610,25. Segundo o proprietário da lotérica, Alexandro Dantas, o grupo de 35 pessoas apostou em nove números. "Foram sete jogos de nove números, onde dá 70 números que não se repetem", explica.

Ainda de acordo com o empresário, é a primeira vez que a lotérica tem uma premiação total da Mega-Sena. A unidade já havia registrado ganhadores da quadra e da quina. "Também tivemos já um vencedor da Lotofácil", disse.

A quina teve 263 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 44.509,85. A quadra teve 15.054 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 1.110,86.

O próximo concurso (2.238) será realizado no sábado (29). O prêmio é estimado em R$ 3 milhões.

(DN)

PMs suspeitos de fazerem ameaças em rede social são identificados

De acordo com o secretário da Segurança Pública, André Costa, a conduta dos PMs será investigada.
Quatro policiais militares suspeitos de ameaçarem uma pessoa em rede social foram identificados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e sua condutas deverão ser apuradas, informou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, na noite desta quinta-feira (27), em uma rede social. 

O internauta, alvo das supostas ameaças, denunciou que sofreu a retaliação após fazer um comentário na internet criticando a paralisação realizada por parte da Polícia Militar no Estado, iniciada há 11 dias. 

Tendo em vista que são profissionais de Segurança Pública, o inquérito policial deve ser remetido à Delegacia de Assuntos Internos (DAI) da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), que "avaliará a instauração de procedimento disciplinar para apurar a conduta dos policiais", afirmou o gestor da Pasta.

A vítima das ameaças, segundo André Costa, teve a identidade preservada, mas relatou que os suspeitos divulgaram em comentários nas redes sociais um dos endereços onde ela havia morado. Além disso, teria recebido uma mensagem privada com uma foto do local correspondente ao endereço. 

"REDE SOCIAL NÃO É TERRA SEM LEI"

Na postagem do Instagram, o secretário ressaltou a necessidade de "que todos entendam que as redes sociais são uma extensão da nossa vida, sendo assim, é um ambiente onde se deve manter o respeito e observância as leis".

"Já publiquei outros casos de pessoas presas por comentários criminosos. As redes sociais devem ser ambientes onde as opiniões, inclusive as divergentes, devem ser respeitadas", alertou, orientando a quem for "vítima de um comentário ou ação criminosa, tire o print e registre o Boletim de Ocorrência, na delegacia mais próxima da sua casa. Parabéns aos investigadores do 34º Distrito pelo trabalho", finalizou.


PARALISAÇÃO

A paralisação de parte da Polícia Militar no Ceará já chega ao 11º dia, nesta sexta-feira (28). Enquanto isso, o Governo do Estado, por meio de uma comissão que reúne os três poderes, tenta chegar a acordo com os policiais militares amotinados, a partir da realização de reuniões. 

"A reunião foi muito produtiva e estamos esperançosos todos por uma solução breve para esse caso", foi o que afirmou o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, após a primeira reunião ocorrida entre as partes na manhã desta quinta-feira (27), na sede do Ministério Público do Ceará (MPCE), no bairro José Bonifácio. Na ocasião, o representante dos PMs amotinados, advogado e coronel reformado do Exército, Walmir Medeiros, apresentou uma lista com 18 reivindicações. 

PRORROGAÇÃO DE GLO

O governador Camilo Santana enviou ao Governo Federal, nesta quarta-feira (26), um pedido de prorrogação do decreto da GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que vence nesta sexta (28). 

Em resposta, o presidente Jair Bolsonaro declarou, durante transmissão ao vivo em rede social, que espera a solução do Governo do Estado para o motim dos policiais.

Sobre a prorrogação, para além do prazo de oito dias vigentes, Bolsonaro comentou. "Precisamos ter uma retaguarda jurídica".

Por fim, o presidente afirmou que "GLO não é para ficar eternamente atendendo um ou mais governadores. GLO é uma questão emergencial". Bolsonaro pediu apoio aos governadores "para que o Parlamento vote o excludente de ilicitude".

Com informações do DN

PMs em greve rejeitam contraproposta do governo do Ceará e a Justiça decreta a preventiva de 43 desertores

Policiais militares em greve há 11 dias no Ceará rejeitaram, em assembléia realizada na noite desta quinta-feira (27), a contra proposta que o governo fez para por fim à paralisação. A decisão aconteceu no mesmo momento em que a Justiça decretava a prisão preventiva de 43 PMs por crime de deserção. O entrave entre as partes continua.

Os policiais haviam apresentado ao governo uma pauta com 18 cláusulas, que incluiu a anistia geral a todos os grevistas. O governo rejeitou prontamente a proposta. Os representantes do Palácio da Abolição também não acataram novos pedidos de modificação no pacote do reajuste salarial já enviado à Assembleia Legislativa através de uma mensagem de lei. Diante da rejeição do governo, os PMs mantêm a paralisação.

Também na noite passada, a Justiça decretou a prisão preventiva de 43 policiais e bombeiros militares que haviam sido detidos em flagrante no último fim de semana por terem faltado ao embarque das tropas para a “Operação Carnaval 2020” no Interior.

O juiz de Direito Roberto Soares Bulcão Coutinho, da 17ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza, Vara de Audiências de Custódia, converteu em preventiva a prisão em flagrante dos militares, alegando que, “a conduta dos investigados, criando uma gama de deserções, revelando grave comprometimento dos primados da hierarquia e disciplina militares”.

O magistrado foi mais além, alegando que: “vislumbra-se, outrossim, que a liberdade dos representados (PMs) indica séria ameaça à ordem pública e à paz social pelo possível cometimento dos crimes apontados e outros crimes graves.”

A decretação da prisão preventiva foi requisitada pelo Ministério Público Estadual, que alegou a necessidade da homologação do flagrante e por sua conversão em prisão preventiva, “para a garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal”.

Veja a reivindicação dos PMs grevistas e a contraproposta do governo:

Reivindicação dos policiais militares

1.Anistia Administrativa e Criminal dos policiais;

2.Reajuste salarial com aplicação da inflação dos anos 2021 e 2022;

3.Equiparação do auxílio alimentação dos militares aos valores dos demais servidores do estado;

4.Regulamentação das escalas de serviço: 12x24 (12 horas de trabalho para 24 horas de folga) e 12x72;

5.Reajuste do pró-labore do BSP, valores equivalentes a 30% dos valores salarias percebidos da respectiva graduação e/ou postos da ativa;

6. Auxílio saúde ou recriação do Hospital da Polícia Militar;

7. Fim da idade limite para concorrer ao CFO por militares estaduais;

8. Reajuste das diárias de pousada e alimentação;

9. Plano habitacional destinado a militares;

10. Isenção de ICMS para aquisição de armas e munições pelos militares estaduais;

11. Auxílio uniforme;

12.Auxílio de risco de vida;

13.Auxílio insalubridade;

14.Adicional noturno;

15.Revisão de pontos da Lei de Promoções;

16.Isenção de condutores de viaturas policiais e por danos causados em acidentes;

17.Equiparar as viúvas e pensionistas com benefícios dos anos de 2004 a 2011;

18.Exclusão da proibição da consignação das associações de policiais militares.

Contraproposta do governo

1 - Não tem anistia, somente uma revisão dos processos já abertos para minimizar os excessos e abusos, para se aplicada a justa medida e não será mais aberto novos procedimentos.

2 – Nenhuma proposta salarial além da já apresentada

3 - Redução do ICMS para aquisição de arma de fogo

4 - Plano habitacional para a categoria

5 – Criação de uma ala do Hospital da Polícia Militar (HPM) exclusiva para os profissionais de segurança.

(Blog do Fernando Ribeiro)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Cadela grávida morre ao defender seus donos de cobra venenosa

Uma cadela pit bull grávida morreu enquanto impedia que uma cobra entrasse na casa dos seus donos em Pathum Thani, na Tailândia. O animal, de dois anos, chamava-se Nong Horm e estava na fase final da sua gestação.

A cachorra estava grávida de dez filhotes e foi encontrada sem vida com uma espécie venenosa conhecida como cobra de monóculo. Nenhuma das crias sobreviveu. Já o réptil, que tinha mais de um metro de comprimento, morreu com as mordidas de Nong Horm.

O dono do animal, Buncherd Praprom, postou fotos da história no Facebook:
“Por que esse acidente aconteceu com você?”, disse Suriyon Chanthakhet, outro membro da família, em um vídeo. “Sinto muito que você tenha morrido enquanto estava grávida. Nong Horm foi o melhor animal de estimação que a nossa família já teve. Ela era tão leal que até deu a vida por nós.”

(Metro Jornal)

Ex-Botafogo e Grêmio, Valdir Espinosa morre aos 72 anos

Técnico foi campeão com os dois clubes.
Ex-treinador do Grêmio e do Botafogo, Valdir Espinosa morreu, nesta quinta-feira (27), aos 72 anos de idade. Espinosa passou por uma cirurgia no abdômen no dia 17 de fevereiro sendo internado novamente três dias após o procedimento, mas não se recuperou.

Atualmente, ele era gerente de futebol do Botafogo, clube onde foi campeão do Campeonato Carioca de 1989. Nascido em Porto Alegre, Espinosa começou como jogador do Grêmio e passou pelo CSA, Esportivo e Caxias. Em 1978, ele iniciou a carreira de treinador no Esportivo.

Em 1983, ele comandou o Tricolor dos Pampas se consagrando campeão na Libertadores e no Mundial. Seis anos depois, Valdir assumiu o Fogão na vitória do Campeonato Carioca após 20 anos sem uma conquista. Ele também atuou no Cerro Porteño, do Paraguai; no Al-Hilal, da Arábia Saudita; no Tokyo Verdy, do Japão; e no Las Vegas City, nos Estados Unidos.

(Pleno News)

BIZARRO: Mulher aparece com "chupões" pelo corpo e diz para o marido ter sido atacada por morcegão na noite de carnaval

A moça que não vamos identificar, estava desaparecida desde a noite de sábado (23) reapareceu às 7hs da manhã de domingo (24). A vítima alegou para o marido e familiares que foi atacada pelo morcegão da noite, uma espécie de morcego tarado que só ataca mulheres, e que passou a noite na casa de uma amiga, mas não lembra de nada, e só de manhã resolveu ir para o hospital.

Na noite anterior ao suposto ataque, a jovem e o marido haviam combinado de passar o carnaval em um retiro da igreja. Ela estava com malas prontas e sairia às 20hs de sábado, mas resolveu sair antes para comprar um espetinho e desapareceu.

O delegado que investiga o caso disse que “se ela foi mesmo atacada por um morcego, que ainda não deu para perceber, mas uma coisa é fato: estes morcegos gostam muito de cerveja, pois o cheiro está impregnado nas roupas dela”.

Via Foco Amazônico

Sobe para 5 o número de casos suspeitos de coronavírus em investigação no Ceará

O Ceará tem cinco casos suspeitos de coronavírus (SARS-CoV-2) em investigação, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) divulgado nesta quinta-feira (27-02-2020). São quatro pessoas de Fortaleza e uma de Crateús. Todos os casos suspeitos, conforme a Sesa, tiveram histórico de deslocamento internacional para locais com transmissão da doença. Não há detalhamento de quais os países. 
Em todo o País, o Ministério da Saúde investiga 132 casos do novo coronavírus. 
Os pacientes procuraram hospitais e os casos estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). Nenhuma das pessoas com suspeita da infecção está internada no Ceará. A projeção da própria Sesa é que as notificações sobre possíveis casos de coronavírus cresçam no Estado
Os exames clínicos devem apontar se este pacientes estão com alguma doença já em circulação no Ceará, como por exemplo, algum tipo influenza. Caso seja descartada essa possibilidade, as amostras serão enviadas provavelmente para o Instituo Evandro Chagas, no Pará, para confirmar ou descartar a infecção por coronavírus.
Após o envio da amostra (caso seja necessário), o resultado deve sair em 48 horas. A orientação da Sesa era de que pessoas que tenham vindo de países com transmissão da doença e apresentem febre e algum sintoma gripal é que, se estiverem em Fortaleza e na Região Metropolitana, se dirigissem ao Hospital São José. No entanto, agora, todas as unidades de saúde estão orientadas a receberem pessoas que tenham caso suspeito, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 
Caso tenham plano de saúde, todas as unidades particulares estão preparadas para o atendimento, ressalta a Sesa. 
Para moradores das demais regiões do Estado, as unidades de referência são: Hospital Regional Norte (Sobral), Hospital Regional do Sertão Central (Quixeramobim) e Hospital Regional do Cariri (Juazeiro do Norte). O caso suspeito do médico de 35 anos, que viajou recentemente para a Itália, ainda segue em análise, segundo a Sesa.
*** Informações com DIÁRIO DO NORDESTE

“Princesa do Samba” é a grande campeã do carnaval 2020 de Sobral


A Escola Princesa do Samba fechou o desfile 2020 com um espetáculo deslumbrante de cores, tecnologias e ousadias! A apuração dos votos iniciou por volta de 16h30 na Casa da Cultura de Sobral. Para qual Escola foi sua torcida?
Confira nossa cobertura Ao vivo direto da Praça São João de Sobral na apuração
          

texto sobral online

Camilo pede que Bolsonaro autorize permanência do Exército no Ceará


O governador Camilo Santana (PT) pediu ontem a prorrogação da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado. Executada pelo Exército, a ação se encerra nesta sexta-feira, 28. Ainda não houve retorno do presidente Jair Bolsonaro, que avalia se estende a intervenção por mais dias.
As Forças Armadas empregam 2,5 mil soldados na segurança do Ceará desde a sexta-feira, 21. A presença dos militares na Capital e cidades do Interior foi requisitada por Camilo e acolhida pelo Planalto depois que parte dos policiais militares decidiu se amotinar, parando as atividades no dia 19/2 em protesto contra a proposta de reajuste salarial que tramita na Assembleia Legislativa (AL-CE).
De lá para cá, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou mais de 170 homicídios. Em coletiva ontem na 10ª Região Militar, o coronel Leônidas Carneiro, oficial de comunicação social da Operação Mandacaru, informou que houve redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) desde que o Exército passou a operar nas ruas, na sexta-feira. Naquele dia, foram cometidos 37 assassinatos.
“A ação está sendo bem efetiva. Os números da SSPDS estão mostrando diminuição nos crimes violentos. Nos cálculos da Secretaria e nos nossos, há uma queda de aproximadamente 35% desde o início da nossa operação”, afirmou Carneiro. Até a terça-feira do Carnaval, foram mais de uma centena de CVLIs. O oficial considera, todavia, que esse quantitativo “está dentro das nossas expectativas” e que “tende a diminuir”.
Embora os índices continuem altos, Carneiro avalia que a operação “está cumprindo a missão a que se propõe”. Para ele, o Exército tem alcançado o seu objetivo, que é assegurar a integridade das pessoas e do patrimônio do Estado durante a festa.
“Os resultados estão sendo atingidos”, continuou. “O nosso objetivo de garantir o Carnaval em boas condições, inclusive o retorno seguro, e as atividades esportivas, que são os jogos, estão sendo tratados com especial carinho.”
Questionado sobre a prorrogação da GLO no Ceará, o coronel respondeu que essa decisão não passa pelo comando da força, mas pelo âmbito da política. Perguntado se julgava ainda haver necessidade do Exército no Ceará, Carneiro respondeu: “Não fazemos esse tipo de avaliação. Essa parte de avaliação não cabe a nós. Quem faz essa avaliação é o nível político”.
Sobre a presença na comissão criada pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para discutir o fim da paralisação, com mediação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), o militar declarou que o “Exército foi convidado como observador” e que, nessa condição, não tem papel de interlocutor. “Somos observadores da negociação e conselheiros”, concluiu.
Ainda na manhã de ontem, 220 soldados foram deslocados para a região do Cariri, ampliando o raio de ação da GLO. Lá, instalaram-se em Juazeiro do Norte e Crato.
A resposta ao pedido do governador Camilo para que as forças sigam no Ceará deve ser dada hoje ainda por Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.SOLDADOS do Exército fazem o patrulhamento de segurança na Capital desde a última sexta-feira

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Soldado da PM mata a tiros jovem de 21 anos após discussão em Carnaval de Aracati

Um jovem de 21 anos foi morto a tiros por um soldado da Polícia Militar após uma discussão durante uma festa de Carnaval no Centro de Aracati, na tarde deste sábado (22). O policial foi detido no local por uma equipe do Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar do Ceará, e autuado em flagrante por homicídio qualificado.
O rapaz morto foi identificado como Carlos Felipe Ferreira de Melo, com passagens pela polícia por roubo e posse de droga, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O soldado da PM, de 22 anos, foi levado à Delegacia de Aracati para prestar esclarecimentos. A arma dele foi apreendida e apresentada na unidade policial.
Logo após o caso, a Prefeitura de Aracati publicou nota nas redes sociais informando o cancelamento das festas ocorridas na “Arena de Paredões” e no “Mela Mela” até o fim do Carnaval. Os eventos eram realizados na Praça da Comunicação, em Aracati.
A prefeitura do município alegou “motivos de segurança”.
No Ceará, pelo menos nove cidades cancelaram festejos de carnaval devido ao motim de parte dos policiais militares no estado. De terça-feira (18), começo das paralisações, até a noite desta sexta-feira (21), foram contabilizados 93 homicídios, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

EM SOBRAL: SENADOR CID GOMES AGRADECE AO ATENDIMENTO DO CORPO CLÍNICO DO HOSPITAL DO CORAÇÃO


Em vídeo autorizado e após alta da UTI, o Senador Cid Ferreira Gomes agradeceu à equipe médica do Hospital do Coração de Sobral pela assistência prestada. Confira no vídeo!


BLOG TIRO E QUEDA/ POR THAÍS MENEZES

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Policiais civis reforçam segurança nas ruas de Sobral

Policiais civis realizaram na noite de terça-feira (18) e madrugada de quarta-feira (19) um trabalho de policiamento ostensivo e preventivo nas ruas de Sobral. O policiamento ostensivo continua sendo realizando nesta quarta-feira (19).

Segundo Tony Brito, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol/CE) os agentes cumprem determinação e convocação do governador Camilo Santana para reforçar o policiamento. "O nosso foco maior é a população. Houve essa convocação e nós precisamos sim levar segurança para a sociedade e nós estamos à disposição", esclareceu.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Adolescente é encontrada morta nesta segunda (17) após sair para pré-carnaval em Horizonte

Uma adolescente de 17 anos foi encontrada morta no fim da manhã desta segunda-feira (17-02-2020) em um matagal no bairro Planalto, em Horizonte, na Grande Fortaleza.
Segundo a polícia, a adolescente havia saído de casa para curtir um pré-carnaval e não voltou. O corpo da vítima foi encontrado com os olhos arrancados e com vários ferimentos por bala.
Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que um inquérito foi instaurado na Delegacia Metropolitana de Horizonte para investigar o homicídio. Até o momento, ninguém foi preso.

*** Informações com DIÁRIO DO NORDESTE

Médico é mordido por paciente e tem parte do rosto arrancada em São Paulo

Um paciente de 22 anos foi detido após agredir dois médicos e ainda quebrar portas do pronto-socorro da Santa Casa de Araçatuba, na noite de domingo (16). Segundo a Santa Casa, um dos médicos foi agredido com mordida e teve parte do rosto arrancada.
Ainda segundo a assessoria da Santa Casa, o paciente deu entrada na Unidade de Urgência e Emergência para cuidar de um ferimento no braço ocorrido. Segundo relatado de seus acompanhantes, o ferimento foi causado durante um churrasco.
Uma médica plantonista foi avaliar o ferimento, quando o paciente a empurrou e a jogou no chão. Na sequência, outro médico foi ajudá-la, mas acabou sendo agredido com uma mordida no pescoço. De acordo com o hospital, o homem apresentava sinais de embriaguez.
Ainda segundo a Santa Casa, o homem passou a correr dentro da unidade, quebrou a porta do banheiro da recepção e agrediu um paciente. Ele foi contido e encaminhado pela Policia Militar ao plantão policial.
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem alegou à polícia que o médico o teria xingado e, por isso, "perdeu a cabeça". Ele foi autuado por lesão corporal e dano, e será investigado em liberdade.
Conforme a unidade hospital, o médico agredido passará por exame de corpo de delito no IML. A administração da Santa Casa de Araçatuba e a direção clínica ressaltaram que estão tomando as providências legais em relação à responsabilização criminal e civil em relação ao caso.
Diante da agressão, um outro médico plantonista se aproximou para ajudar a colega e acabou levando uma forte mordida no rosto, que provocou um grave ferimento no profissional (a imagem é forte). Segundo o hospital, a mordida não atingiu a veia jugular do médico por alguns milímetros.
*** Informações com: G1

Cláudia Raia aparece completamente nua em foto; web vai à loucura. Veja a foto

A atriz Cláudia Raia virou assunto nas redes sociais, nesta segunda-feira (17), depois de aparecer completamente nua na linha do tempo de mais de 500 mil pessoas. Um amigo da artista, Alê de Souza, foi o responsável por compartilhar o clique que tem dado o que falar entre anônimos e famosos. Ele publicou a imagem no Instagram e a foto “quebrou a web”.
“Lembranças do fim de ano. Musa da vida @claudiaraia”, escreveu o amigo na legenda da postagem. Não demorou muito para que os seguidores passassem a reagir. E as famosas não ficaram para trás.
O post recebeu comentários de IZA, Deborah Secco, Giovanna Ewbank, Bruna Marquezine e Taís Araujo, todas elas impactadas pela beleza da colega. “Que Deus tenha piedade de nós porque Claudia Raia não tem!!! Pretérita estou”, comentou IZA. “Achei que era uma escultura”, escreveu Giovanna Ewbank.
Já Cláudia Raia fez a linha humilde ao descobrir que o amigo tinha publicado a foto. “Prets, você postou? Kkkkkkk ate que ficou boa!”, respondeu a atriz. Veja o clique abaixo!

*** Informações com: Bhaz

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Confira o que funciona no Carnaval 2020 em Sobral

O Brasil para durante o Carnaval e, para muita gente, o ano só começa mesmo depois da folia. Porém, pela lei, Carnaval e Quarta-feira de Cinzas não são feriados em Sobral. Para muita gente, os dias são de muito trabalho. Em diversos segmentos, porém, as atividades são suspensas para a festa.
Veja como funcionam alguns pontos na princesinha do norte neste feriado:
Postos de gasolina
De acordo com o Sindipostos, os postos de gasolina estarão funcionando normalmente no feriado, conforme definido na Convenção Coletiva de Trabalho.
Bancos
O Sindicato dos Bancários do Ceará afirmou que os bancos funcionam até sexta, 21/02, e reabrem na quarta, 26/2, ao meio-dia.
Supermercados
Os supermercados de Sobral tem funcionamento normal durante Carnaval, conforme definido na Convenção Coletiva de Trabalho.
Hospitais e UPA
A Rede Hospitalar e a UPA funcionam normalmente. Já os postos de saúde estarão fechados no período de carnaval.
SAAE
O SAAE funcionará em regime de plantão durante o feriado. O plantão será para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias, será atendido pelo número 0800 28 30 195.
Enel
As lojas de atendimento da Companhia Energética do Ceará (Coelce) estarão fechadas. A Central de Atendimento funciona normalmente através do telefone 0800 285 0196.
Sobral Shopping
Durante o Carnaval o Sobra Shopping funcionará em dias e horários especiais:
  • Lojas Americanas: 12h às 21h;
  • Smart Fit: 9h às 15h;
  • Lê Biscuit: 12h às 21h;
  • Localiza:
domingo e terça: fechada;
segunda e quarta: 8h às 18h.
Não Funcionam ainda
Órgãos Públicos Estaduais e Municipais, Escolas e Universidades