terça-feira, 10 de março de 2020

Criança morre após ser atingida por fio de alta tensão


Uma criança morreu eletrocutada após um cabo da rede elétrica se partir e cair sobre ela. Mizael de Sousa Marques, de 9 anos, estava com a avó quando foi atingido pela fio.

O fato aconteceu no distrito de Carauassanga, na zona rural de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (9).

Segundo os moradores, os postes da área estão em péssimo estado e alguns fios elétricos de alta tensão se partiram recentemente por conta das chuvas. 

A Enel Distribuição Ceará havia sido comunicada sobre o problema, mas a população informou que nenhuma equipe compareceu ao local.

Em nota, a Enel lamentou profundamente o acidente e disse que "A distribuidora vai oferecer assistência à família da vítima e contribuirá com as autoridades na apuração das causas do acidente".
Cnews

CÂMERA DE SEGURANÇA FLAGRA MULHER PRATICANDO FURTO NO CENTRO DE SOBRAL; VÍDEO


Uma mulher foi flagrada por câmeras de segurança, furtando a bolsa de uma funcionária de um estabelecimento comercial no centro de Sobral. A mulher põe a bolsa embaixo da saia e vai embora. 

O crime aconteceu na manhã de ontem (9).

A Polícia Civil está investigando o furto.

Vejas as imagens:

Denúncia: Cliente quase corta a língua ao encontrar lâmina afiadíssima dentro de pão em panificadora


No último domingo (08), quase uma tragédia durante o café da manhã, era por volta de 9 horas, quando por muito pouco, uma cliente de uma Panificadora  ficar com os lábios e a língua cortados ao ser surpreendida com uma lâmina afiada dentro do pão que comprou no estabelecimento. O ocorrido chocou a cliente e a família dela, que num descuido poderiam ter se machucado ao consumir o produto. A cliente foi até a panificadora reclamar, e devolver o pão.
*** Informações com: Tarja Preta Manaus 

Mais um caso: Duas mulheres surram amante do marido de uma delas e vídeo viraliza


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher levando surra por outras duas mulheres. O motivo seria o fato da mulher ter ficado com o marido de uma delas que está agredindo.
Sem mais informações.
Vídeo:

*** Informações com: Portal do Zacarias

Radialista Fabiano Gomes é preso nesta terça (10) em nova fase da Operação 'Calvário' suspeito de extorsão de investigados


O radialista Fabiano Gomes foi preso na manhã desta terça-feira (10-03-2020) na oitava fase da Operação Calvário, em João Pessoa. Ele é suspeito de atrapalhar as investigações solicitando dinheiro aos investigados para não divulgar informações sigilosas. Outros nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em João Pessoa e Bananeiras, na Paraíba. Um auditor também é investigado.

A defesa de Fabiano Gomes ainda não teve acesso a decisão, mas informou que está à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento.
A 8ª fase da Operação Calvário e investiga a lavagem de dinheiro de recursos desviados de organizações sociais da área da saúde, por meio de jogos de apostas autorizados pela Loteria do Estado da Paraíba (Lotep).
De acordo com as investigações, parte dos recursos teriam sido desviados com a participação de um auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Ele teria recebido uma valor para atrapalhar a fiscalização nas organizações sociais.
Além disso, também com o objetivo de impedir a investigação da Operação Calvário, o radialista Fabiano Gomes estaria utilizando canais da imprensa para constranger os investigados ou potenciais investigados. Ele teria solicitado a eles uma quantia em dinheiro para não revelar nenhum conteúdo sigiloso sobre eles.
Ao todo, 55 policiais federais e cinco auditores da Controladoria Geral da União participaram do cumprimento dos mandados, que aconteceram nas residências dos investigados e no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.
As ordens foram expedidas pelo Desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba.
Operação Calvário - A Operação Calvário foi desencadeada em dezembro de 2018 com o objetivo de desarticular uma organização criminosa infiltrada na Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio Grande do Sul, além de outros órgãos governamentais. A operação teve oito fases, resultando na prisão de servidores e ex-servidores de alto escalão na estruturado governo da Paraíba.
A investigação identificou que a organização criminosa teve acesso a mais de R$ 1,1 bilhão em recursos públicos, para a gestão de unidades de saúde em várias unidades da federação, no período entre julho de 2011 até dezembro de 2018.
Na sétima fase, o governador da Paraíba, João Azevêdo (sem partido), e o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), se tornaram alvos, no dia 17 de dezembro de 2019. Um mandado de prisão foi expedido contra o ex-governador. Em relação ao atual governador, houve somente mandados de busca e apreensão, determinados para o palácio de governo e para a residência oficial.
Também foram expedidos mandados de prisão contra a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) e a prefeita do município paraibano de Conde, Márcia Lucena (PSB). Ao todo, a "Operação Calvário - Juízo Final" expediu 17 mandados de prisão preventiva e 54 de busca e apreensão.
O ex-governador Ricardo Coutinho foi preso no fim da noite do dia 19 de dezembro e teve a prisão preventiva mantida no dia 20 de dezembro após audiência de custódia. Ele foi encaminhado para a Penitenciária de Segurança Média Juiz Hitler Cantalice, no bairro de Mangabeira, na capital paraibana, onde também foram os demais presos na sétima fase da Operação Calvário com prerrogativa de prisão especial. Ele deixou o presídio no dia 21 de dezembro de 2019.

*** Informações com G1-PB

domingo, 8 de março de 2020

Caixão cai de carro funerário

Um fato chamou muita atenção de quem passava pelas ruas Augusto dos Anjos com Perdigão Sampaio, no bairro da Parangaba, neste domingo (8). Um caixão caiu de um carro funerário e o motorista não percebeu.
Depois que ele foi alertado por outras pessoas, foi que ele voltou e com ajuda de uma auxiliar conseguiu colocar o caixão de volta dentro do carro. Tinha um cadáver dentro do caixão que caiu do veículo.
Ano passado aconteceu um caso igual a este na cidade de Sobral, o motorista do carro funerário também não percebeu que o caixão tinha caído do veículo e ficado exposto no meio da rua. 
                   

sábado, 7 de março de 2020

GRENDENE - DIA DA MULHER


sexta-feira, 6 de março de 2020

Bolsonaro terá encontro amanhã com Donald Trump

Presidente viaja amanhã para uma visita de quatro dias.
O presidente Jair Bolsonaro vai se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, amanhã (7), em Palm Beach, na Flórida, Estados Unidos. A situação política da Venezuela e investimentos em infraestrutura estão na pauta do encontro. A informação foi confirmada, hoje (6), pela Secretaria de Imprensa da Casa Branca.

De acordo com o comunicado, “como líderes das duas maiores economias do hemisfério”, Trump e Bolsonaro discutirão oportunidades para restaurar a democracia na Venezuela, trazer paz ao Oriente Médio, implementar políticas comerciais pró-crescimento e investimentos em infraestrutura.

“O presidente [Trump] usará esta reunião como uma oportunidade para agradecer ao Brasil por sua forte aliança com os Estados Unidos”, informou a Casa Branca. O encontro vai acontecer no resort Mar-a-Lago, que fica na cidade próxima a Miami.

A comitiva presidencial brasileira embarca na manhã deste sábado (7) para uma viagem de quatro dias a Miami. A agenda inclui encontros com políticos e empresários norte-americanos, assinatura de acordos e visita às instalações militares do Comando Sul, a unidade das Forças Armadas dos Estados Unidos responsável pela cooperação de segurança e operações militares nos países da América Central e do Sul.

A chegada de Bolsonaro e ao menos seis dos seus ministros a Miami está prevista para as 15h30, horário local. O retorno ao Brasil acontece na quarta-feira (11).

(AgBr)

Polícia Civil investiga desaparecimento de jovem de 18 anos em Santana do Acaraú

Polícia pretendia ouvir um mototaxista que teria sido a última pessoa a ter contato com a jovem. No entanto, ele foi achado morto na última quarta-feira (4).

A Polícia Civil do Ceará investiga o desaparecimento de uma jovem de 18 anos em Santana do Acaraú, a 228 km de Fortaleza. Depois de passar o Carnaval na cidade de Sobral com o namorado, Tatiane Araújo retornou em uma topic para Santana do Acaraú, onde mora, no dia 27 de fevereiro, mas não chegou em casa. 

Ainda segundo apurações da polícia, o mototaxista Expedito Edson Amarante, de 55 anos, que teria sido a última pessoa a ter contato com Tatiane, foi intimado a depor na delegacia, mas ele foi encontrado sem vida, na manhã da última quarta-feira (4). A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) esteve no local da ocorrência realizando os primeiros levantamentos acerca da morte do homem e apura um possível suicídio.


Roupas em matagal

A polícia afirmou que, durante as investigações, na tarde desta quinta-feira (5), peças de roupas que seriam de Tatiane foram encontradas por populares próximo a um açude na localidade de Dourado, zona rural de Santana do Acaraú. As vestimentas serão encaminhas para a serem analisadas na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). 

A equipe da Delegacia de Santana do Acaraú segue ouvindo testemunhas no intuito de localizar Tatiana e esclarecer o ocorrido.

(Diário do Nordeste)

Túmulo de suspeito de sumir com jovem é violado em Santana do Acaraú

O túmulo de Expedito Edson Amarante, de 52 anos, foi violado nesta sexta-feira (6), no Cemitério de Parapuí, localizado na zona rural de Santana do Acaraú. De acordo com moradores do distrito, pessoas entraram durante a madrugada e tentaram atear fogo no caixão.

Durante a manhã, os moradores foram checar o túmulo do homem para saber o que havia acontecido. A sepultura estava aberta e o caixão destampado.


Desaparecimento de garota

Expedito é suspeito de estar diretamente ligado ao desaparecimento de Maria Tatiane Araújo, de 18 anos, que sumiu há mais de uma semana e que foi vista pela última vez com ele em uma motocicleta. De acordo com parentes dela, o homem costumava frequentar a casa da família e gostava muito de Tatiane.

Na última quarta-feira (4), Expedito foi encontrado morto com uma corda no pescoço em um terreno próximo a antiga casa dele, em Chora, no município santanense.

Ontem (5), pela manhã, moradores de Dourados - também na zona rural de Santana do Acaraú - encontraram várias peças de roupas que pertenciam a garota, que ainda segue desaparecida. As vestes foram encontradas perto de um açude. Segundo informações de Adriano Pereira, locutor da Rádio Coqueiros Fm, Tatiane recebeu 50 reais de Expedito para passar o carnaval em Sobral e o suspeito não sabia do atual namoro dela.

A Polícia Civil de Santana do Acaraú segue investigando o desaparecimento da menina e ainda não há informações sobre o paradeiro de Tatiane. Vários moradores de Dourados já se arriscaram a fazerem buscas por contra própria, mas até o momento nada foi encontrado.

Em contato com o Sobral Portal de Notícias, o comandante do 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sobral, major Roberto Morais, afirmou que uma equipe de busca e salvamento já foi enviada para realizarem buscas no açude Lagoinhas.

Fonte: Sobral Portal de Notícias (SPN)

Senador aciona Moro para garantir proteção do PM Gabriel Monteiro

O senador Marcos do Val protocolou pedidos para garantir a integridade física do policial militar, Gabriel Monteiro, que acusou Coronel da PM de envolvimento com o Comando Vermelho. Após o acontecimento, Gabriel recebeu ameaças de morte da facção criminosa.

O Senador, através de live em suas redes sociais, afirmou que tomou as medidas cabíveis para garantir a proteção do policial, acionando Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). Segundo assessores de Moro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública acionou a Policia Federal do Rio de Janeiro.

O senador detalhou que conversou com o próprio Gabriel, que lhe explicou o caso. Do Val também conversou com o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que disse que dificilmente Gabriel será inocentado das suas acusações devido a suas atitudes.

O caso gerou muita polêmica nas redes sociais, já que Gabriel perdeu seu porte de armas ao ser afastado da PM. A comissão de ética da Polícia Militar ainda irá julgar seu caso.

(República de Curitiba)

quarta-feira, 4 de março de 2020

Bombeiros soterrados em Guarujá deram a vida tentando retirar uma criança e a mãe

O chamado, no início da madrugada desta terça-feira (3), era para socorrer vítimas em uma das áreas de maior risco na Baixada Santista: o Morro do Macaco Molhado, em Guarujá. Já sabendo da tragédia que se confirmava na região, os cabos Rogério de Moraes, de 43 anos, e Marciel Batalha, de 46, agiram imediatamente. Durante tentativa de salvamento, porém, foram surpreendidos por um deslizamento e acabaram soterrados. 

A morte dos dois militares foi confirmada pelo secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Luiz Cláudio Venâncio Alves. 

Moraes foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Batalha ainda não havia sido localizado até o m da tarde desta terça-feira. Ambos, com mais de duas décadas no 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que atende a região, tinham experiência em resgates.

O diretor estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Henguel Ricardo Pereira, atuou 20 anos no Corpo de Bombeiros antes de assumir a nova função. “Quando o alarme toca, os bombeiros vão. Independentemente de quem seja a vítima, eles vão colocar suas vidas em risco para salvá-las. Nossos colegas zeram isso. Na cabeça deles, só passou que precisavam retirar uma criança e a mãe dela”, diz Pereira. 

Colegas dos dois bombeiros estão neste momento atuando para localizar vítimas em soterramentos de Guarujá, Santos e São Vicente. No meio do trabalho, também dispostos a dar a vida pelos outros, lembram dos companheiros. 

“Já trabalhei com Moraes, um cara muito bacana e tinha acabado de ganhar uma festa por 20 anos de serviços prestados à corporação”, se emociona um soldado, que prefere não ter o nome divulgado.

Via A Tribuna

HOMICÍDIO A BALA É REGISTRADO NO BAIRRO DOM JOSÉ 2, EM SOBRAL

A violência toma conta da cidade de Sobral! 
Na tarde desta quarta-feira (4), um jovem identificado como Antônio Max Sousa Araújo, foi assassinado a bala no bairro Dom José 2. 

A vítima ainda chegou a ser socorrida para o hospital Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

A Polícia Civil instaurou um inquérito policial para apurar a autoria e a motivação do crime.

Nove homicídios dolosos foram registrado no corrente ano em Sobral.

Homem é encontrado morto na zona rural de Santana do Acaraú

O corpo do aposentado Expedito Edson Amarante foi encontrado em um cajueiro no quintal de uma residência na comunidade de "Chora", na manhã desta quarta feira (4), pelo sogro da vítima. Amarante estava sumido desde o último domingo (1) após ter sido intimado para depor no caso do desaparecimento da jovem Tatiane Araújo, que desde o dia 27 de fevereiro permanece desaparecida.

Segundo declaração da mãe e da tia de Tatiane, Amarante era amigo íntimo da jovem e que todas as viagens que ela fazia ele era o responsável para transportar a moça. Ainda segundo a tia Maria das Graças em depoimento ao canal de TV Amics, ele esteve no sábado (28) na casa dela e até dormiu. A família já estava desconfiada do comportamento de Amarante.

A polícia civil compareceu ao local onde o corpo foi encontrado, a perícia forense foi acionada e o corpo foi recolhido ao IML de Sobral. A Polícia Civil segue investigando o caso que é rodeado de muito mistério. O namorado de Tatiane, o jovem Antônio Thiago Souza foi novamente intimado pela terceira vez a prestar depoimento na delegacia de Sobral onde o caso está sendo investigado.

(Tribuna dos Vales)

Deputada Tabata propõe absorventes grátis em locais públicos: Custo R$ 5 bilhões por ano

A deputada Tabata Amaral, do PDT de São Paulo, apresentou um projeto para garantir a distribuição gratuita de absorventes femininos, assinala a Revista Época.
O PL 428/2020, diz que busca resolver a ‘chamada probreza menstrual no Brasil’ também estimula que a oferta seja de absorventes sustentáveis, diminuindo o impacto ambiental dos mesmos.

Pela proposta, a parlamentar sugere que os absorventes estejam disponíveis em espaços públicos, sem dizer quais. A Revista lembra que o parlamento escocês aprovou uma medida semelhante na semana passada. O custo estimado para o país europeu é de R$ 137 milhões por ano. A Reportagem faz uma suposição, se a Escócia tinha população de 5,4 milhões de pessoas em 2018, o que, de maneira simplista, significa que cerca de 2,7 milhões eram dosexo feminino. Pelas contas da Revista pode-se estimar um custo de R$ 50 por ano: “Pelo mesmo raciocínio e feitas as mesmas ressalvas, garantir absorventes em locais públicos para as cerca de 105 milhões de mulheres brasileiras custaria… R$ 5,25 bilhões.”

Via R. Curitiba

Deputada Tabata propõe absorventes grátis em locais públicos: Custo R$ 5 bilhões por ano

A deputada Tabata Amaral, do PDT de São Paulo, apresentou um projeto para garantir a distribuição gratuita de absorventes femininos, assinala a Revista Época.
O PL 428/2020, diz que busca resolver a ‘chamada probreza menstrual no Brasil’ também estimula que a oferta seja de absorventes sustentáveis, diminuindo o impacto ambiental dos mesmos.

Pela proposta, a parlamentar sugere que os absorventes estejam disponíveis em espaços públicos, sem dizer quais. A Revista lembra que o parlamento escocês aprovou uma medida semelhante na semana passada. O custo estimado para o país europeu é de R$ 137 milhões por ano. A Reportagem faz uma suposição, se a Escócia tinha população de 5,4 milhões de pessoas em 2018, o que, de maneira simplista, significa que cerca de 2,7 milhões eram dosexo feminino. Pelas contas da Revista pode-se estimar um custo de R$ 50 por ano: “Pelo mesmo raciocínio e feitas as mesmas ressalvas, garantir absorventes em locais públicos para as cerca de 105 milhões de mulheres brasileiras custaria… R$ 5,25 bilhões.”

Via R. Curitiba

POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM APONTADO COMO MANDANTE DA MORTE DE AGENTE PENITENCIÁRIO EM FORTALEZA

Dando sequência às seis prisões relacionadas ao homicídio do agente penitenciário Paulo Vitor Passos Teixeira (25), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu o homem apontado como mandante do crime, que vitimou o agente público estadual, no último domingo (1). Marcelo Bezerra da Silva (35), o “Morcegão”, teria dado a ordem para que os criminosos atirassem no agente e liberado os ocupantes do carro abordado, no bairro Papicu – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). A captura de “Morcegão” ocorreu no bairro Iparana, em Caucaia, (AIS 11) do Estado.

Com a prisão de Marcelo, sobe para sete o número de envolvidos presos com participação direta ou indireta no crime. As apurações feitas pela 11ª Delegacia do DHPP, unidade responsável por apurar crimes contra agentes de segurança pública do Estado, indicam que “Morcegão” foi responsável por ordenar a morte do agente penitenciário. Ele teria sido consultado pelos suspeitos que abordaram o veículo do servidor da segurança pública do Ceará, antes dos homens atirarem em Paulo Vitor. Em depoimento, Marcelo que foi comunicado da presença das pessoas na rua, visualizou a abordagem aos ocupantes do carro e viu quando os comparsas atiraram na vítima. Ele contou ainda que, após o crime, mandou que os amigos de Paulo Vitor fossem embora no carro.

Desde o crime, “Morcegão” estava foragido e ficou se deslocando por vários endereços até ser capturado em uma abordagem feita por policiais civis do DHPP, na Avenida Ulisses Guimarães, próximo à ponte que passa pelo Rio Ceará. De imediato, ele foi conduzido para a sede do DHPP, onde foi ouvido e autuado em flagrante por integrar organização criminosa e por homicídio qualificado em razão de ser um crime contra a vida praticado contra um integrante do sistema prisional.

Histórico do preso

Marcelo tem duas passagens por roubo no Ceará, por crimes cometidos no ano de 2003. No dia 14 de maio de 2015, ele foi preso no distrito de Setúbal, em Portugal, na companhia de um português e um espanhol, em uma operação para o cumprimento de mandado de busca e apreensão. Marcelo era investigado pela participação no tráfico internacional de drogas, por integrar organização criminosa e lavagem de dinheiro. No flagrante, “Morcegão” estava na posse de 7,489 kg cocaína, pronta para revenda, e cocaína diluída em garrafas de cachaça. O material foi encontrado em uma casa de veraneio, que funcionava como uma espécie de laboratório de drogas, como apontavam as investigações da Policia Judiciária de Portugal e da Polícia Federal.

Participação dos envolvidos

Os seis homens presos anteriormente, na segunda-feira (2), após diligências ininterruptas, foram identificados como Abnoan Avelino Vieira (49), com antecedentes por homicídio e posse de drogas; Antonio Denilson Marques da Silva (20), o “Gordinho” e sem antecedentes criminais; Francisco Alves da Silva (34), sem antecedentes; Edson Alexsander Nogueira dos Santos (23), paulista e sem antecedentes criminais no Ceará; Lucas Luiz Ferfolli (25), paulista e sem antecedentes criminais no Ceará; e Marcos Antônio Ferreira, o “Negão”, natural do estado de Mato Grosso e sem antecedentes criminais no Ceará.

Sobre a participação dos envolvidos, a Polícia Civil descobriu que “Negão” foi um dos autores dos tiros que acertaram o agente penitenciário. O revólver calibre 38 encontrado na diligência estava em poder dele, que confessou ser um dos executores. Outro suspeito que também confessou ter efetuado os tiros foi “Gordinho”. Ele disse em depoimento que usou a pistola do agente para disparar. Francisco, que é motorista de aplicativo, foi responsável por dar fuga a “Negão”. Abnoan ficou encarregado de guardar a arma da vítima. Edson e Lucas estavam presentes na abordagem a vítima. A Polícia Civil apura todas as circunstâncias para remeter o inquérito policial para o Poder Judiciário.

As prisões foram possíveis graças a ações integradas entre profissionais da Polícia Civil, por meio do DHPP, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP), de agentes penitenciários do Grupo de Ações Penitenciárias da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), com apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e colaboração da Assessoria de Inteligência (Asint) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

O crime

Os levantamentos policiais desvendaram que cinco suspeitos abordaram o carro do agente penitenciário, na noite do domingo, e exigiram que os ocupantes desembarcassem do veículo. As vítimas desceram e foram questionadas sobre o motivo de estarem na região. Ao vistoriarem o interior do carro, um dos suspeitos encontrou a pistola .40 do agente, momento em que Paulo tentou correr, mas foi atingido por disparos de arma de fogo. Os demais ocupantes foram liberados em seguida.

As ações para as capturas dos suspeitos aconteceram de forma ininterrupta e resultaram ainda nas apreensões da pistola da vítima e de um revólver calibre 38 desmuniciado. Conforme as apurações policiais, o revólver pode ter sido utilizado para disparar contra o agente, por esta razão, ele será encaminhado para a Perícia Forense do Estado do Ceará e será submetida à análise técnica por profissionais do Núcleo de Balística Forense (Nubaf) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec).

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

(SSPDS/CE)

Polícia Civil captura mais um suspeito da morte de prefeito de Granjeiro

Em mais uma etapa das diligências para elucidar as circunstâncias da morte do prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto (54), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou a prisão de mais um dos suspeitos de participação no crime. A prisão, realizada na tarde dessa terça-feira (3), na Região Metropolitana de Fortaleza, ocorreu por força de um mandado de prisão temporária expedido em desfavor do tio de atual prefeito, que, à época do crime, era vice-prefeito da vítima.

José Plácido da Cunha (53) foi capturado em uma residência situada no bairro Cidade Nova, em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. Os dois aparelhos celulares encontrados com o suspeito foram apreendidos e vão passar por perícia. No momento da abordagem, não houve reação por parte do preso. O mandado de prisão foi solicitado pela Polícia Civil ao Poder Judiciário, por meio da Vara Única da Comarca de Caririaçu, em razão de ameaças realizadas pelo suspeito a testemunhas do caso, além de outros indícios de autoria delitiva do crime.

O diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), Ricardo Pinheiro, explicou a ligação do suspeito preso ontem com o crime. “O alvo dessa ação é proprietário de um veículo S10, que temos a comprovação que foi utilizado para dar apoio no dia da execução do crime. É necessário destacar ainda que a prisão é de grande importância visto que o preso, ontem, estava atrapalhando as investigações, inclusive orientando testemunhas sobre o que falar com a Polícia Civil”, pontuou o delegado.

Investigações

As investigações acerca da morte do prefeito de Granjeiro seguem em andamento e são conduzidas pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul), com apoio das delegacias regionais de Crato e de Juazeiro do Norte. No dia 9 de janeiro, a Polícia Civil apresentou alguns detalhes do caso e divulgou a identidade de um dos investigados. O Poder Judiciário determinou que Vicente Félix de Souza (60), pai do atual prefeito de Granjeiro, utilize tornozeleira eletrônica e mantenha-se em área de restrição específica, como medida cautelar.

Um segundo veículo apontado nas investigações, modelo Chevrolet S10, de propriedade de um parente de Vicente, foi apreendido no mesmo dia. Documentos e aparelhos celulares encontrados em endereços da casa do Vicente Félix também foram apreendidos e encaminhados para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para serem submetidos à análise pericial.

Ainda em janeiro, nos dias 16 e 28, em ações realizadas no Piauí e Maranhão, a Polícia Civil prendeu outros três homens que teriam ligação com o veículo – um Volkswagen Polo –, também apreendido, utilizado na morte do prefeito. Com a ação dessa terça-feira (3), já são cinco suspeitos – ligados direta e indiretamente na ação criminosa – presos ou cumprindo medidas cautelares e os dois veículos utilizados no crime apreendidos.

O delegado geral do Ceará, Marcus Rattacaso, explicou que a investigação foi dividida por fases e que todas elas estão interligadas e buscam o esclarecimento do caso com todos os envolvidos identificados e presos. “Estamos na quarta fase e o que fica evidente é que, a cada etapa, nós apreendemos equipamentos e conseguimos subtrair novas provas técnicas em relação à autoria delitiva. Então novas fases deverão vir até a conclusão desse inquérito policial, que já está bem adiantado e vai identificar toda a teia criminosa. O que a Polícia Civil busca é dar uma resposta efetiva para o caso”, disse Rattacaso.

Denúncias

A Polícia Civil segue com as apurações para analisar o material apreendido na operação e não divulga mais informações no momento para não comprometer o andamento das investigações. A população pode colaborar com as investigações através dos canais de denúncias. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou ainda para o número (88) 3102-1116, da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. O sigilo e o anonimato são garantidos.

(SSPDS/CE)

terça-feira, 3 de março de 2020

Caminhão atropela duas pessoas e atinge comércio na manhã desta terça (03).

Um caminhão desgovernado atingiu um ciclista e um motoqueiro na manhã desta terça-feira (03-03-2020), no Bairro Canindezinho, em Fortaleza.
Segundo o motorista do caminhão, o freio do veículo apresentou problemas, ele então, tentou entrar em uma rua para procurar um local seguro e parar o caminhão, mas acabou colidindo com o ciclista e com o motociclista.
O caminhão também atingiu um estabelecimento comercial e um poste. No momento do acidente, não havia nenhuma pessoa dentro do comércio. Alguns animais que estavam no comércio como galinhas, patos e coelhos não resistiram aos ferimentos e morreram. 
Foi necessário acionar uma equipe dos Bombeiros e também da Enel para fazer o desligamento da fiação. O motociclista teve a perna direita quebrada e, por meios particulares, foi para um hospital na região. Já o ciclista ficou ferido nas costas, nos braços e pernas e foi levado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade hospitalar. 
O caminhão trazia um carregamento de cimento do Conjunto Ceará para ser entregue no município de Aquiraz, na Região Metropolitana.

*** Informações com CNEWS

POLÍCIA PRENDE AGRICULTOR QUE MATOU EX-MULHER NO SÍTIO BARACHO

O suspeito confessou que cometeu o crime por ciúmes e por não aceitar o fim do relacionamento.

Um mulher de 47 anos foi assassinada a facadas pelo ex-marido, na tarde desta segunda-feira (2), no distrito de Baracho, em Sobral no norte do Ceará. O suspeito, que não aceitava o fim da relação, foi preso ainda durante a tarde na localidade de Pau D'Arco.
Vítima

Segundo a polícia, Francisco Sousa Machado, de 56 anos, se dirigiu até a uma lanchonete onde a vítima trabalhava e discutiu com ela. Ele ainda teve um lanche servido pela própria vítima antes de atacá-la e esfaqueá-la. Célia Sousa Cruz, de 47 anos, morreu no local.

De acordo com relatos de testemunhas, o suspeito ainda saiu pela rua dizendo que matou a ex-mulher. Ele foi detido na localidade de Pau D'Arco, no distrito de Sobral e confessou que praticou o crime por ciúmes e porque não aceitava o término da relação.

Francisco foi levado para a Delegacia da Defesa da Mulher e logo depois foi recolhido para a Penitenciária Industrial Rural de Sobral (Pirs).

Com informações do DNTERÇA-FEIRA, MARÇO 03, 2020  NENHUM COMENTÁRIO


O suspeito confessou que cometeu o crime por ciúmes e por não aceitar o fim do relacionamento.

Um mulher de 47 anos foi assassinada a facadas pelo ex-marido, na tarde desta segunda-feira (2), no distrito de Baracho, em Sobral no norte do Ceará. O suspeito, que não aceitava o fim da relação, foi preso ainda durante a tarde na localidade de Pau D'Arco.
Vítima

Segundo a polícia, Francisco Sousa Machado, de 56 anos, se dirigiu até a uma lanchonete onde a vítima trabalhava e discutiu com ela. Ele ainda teve um lanche servido pela própria vítima antes de atacá-la e esfaqueá-la. Célia Sousa Cruz, de 47 anos, morreu no local.

De acordo com relatos de testemunhas, o suspeito ainda saiu pela rua dizendo que matou a ex-mulher. Ele foi detido na localidade de Pau D'Arco, no distrito de Sobral e confessou que praticou o crime por ciúmes e porque não aceitava o término da relação.

Francisco foi levado para a Delegacia da Defesa da Mulher e logo depois foi recolhido para a Penitenciária Industrial Rural de Sobral (Pirs).

Com informações do DN

Operação Mandacaru: tropas do Exército e da Marinha ficam no Ceará só até a próxima sexta-feira

As tropas do Exército e da Marinha, mobilizadas na "Operação Mandacaru", no Ceará, há duas semanas, permanecerão nas ruas de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Crato e Juazeiro do Norte até a próxima sexta-feira (6), dia em que termina o prazo prorrogado de vigor da Leia da Garantia e da Ordem (LGO) no estado. Já a tropa da Força Nacional de Segurança (FNS) ficará estacionada em território cearense ainda até o próximo dia 19.

As duas tropas foram deslocadas para o Ceará no mês passado, quando teve início a greve de policiais e bombeiros militares. Na sexta-feira passada (28), expirou o prazo para a continuidade da presença das forças federais no estado. No entanto, o presidente da República, Jair Bolsonaro, acatou o pedido do governador Camilo Santana (PT) para que a permanência da tropa fosse estendida até que a greve fosse encerrada. Bolsonaro deu apenas mais uma semana. A greve terminou no último domingo (1º).

Cerca de 2.500 militares do Exército Brasileiro e da Marinha continuam patrulhando várias áreas da Capital, utilizando caminhões de transporte de tropa (TPs), carros de combate, ônibus-xadrez e jipes, no trabalho de rondas em apoio às forças policiais locais. Já a Força Nacional de Segurança percorre as vias em caminhonetas e motocicletas.

Viaturas e transferências

Com o retorno dos policiais às suas atividades, a tropa federal irá retrair de forma paulatina.

Nos quartéis da PM na Grande Fortaleza, o trabalho está ainda parcial, por conta dos danos causados às viaturas. O patrulhamento está sendo feito ainda de forma precária, segundo informaram alguns comandantes.

Policiais militares que eram destacados nas “Forças Especiais” da Corporação, como o Raio e o Choque, e que participaram da greve, deverão ser transferidos para unidades do Policiamento Ostensivo Geral (POG) em 60 dias, deixando de pertencer aos grupos de elite da Corporação.

(Blog do Jornalista Fernando Ribeiro)

BPMA captura suspeito de comercializar armas de fogo em Forquilha

O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante um homem suspeito de comercializar armas de fogo, uma espécie de “armeiro”,em Forquilha – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. O homem foi preso, no último sábado (29), com diversas munições, cinco armas de fogo e aves da fauna brasileira que era mantida em cárcere. O flagrante foi levado para o plantão da Delegacia Regional de Sobral.
Após informações de que um indivíduo estaria trabalhando como “armeiro” em sua residência, os policiais militares verificaram a situação e constataram que no local havia diversas armas de fogo e também dois pássaros silvestres. Um homem identificado como Benedito Rodrigues dos Santos (53), sem antecedentes criminais, se apresentou como morador do imóvel e permitiu a entrada dos agentes.

A equipe policial encontrou em uma oficina, ao lado da casa, duas espingardas calibre 36, três espingardas de fabricação artesanal, 12 estojos de calibre 20 vazios, cinco estojos de calibre 28 vazios, 20 estojos de calibre 32 vazios e outros materiais utilizados na manutenção do armamento. Todo o material foi apreendido e apresentado na delegacia.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia, onde foi autuado por comércio ilegal de arma de fogo e crime ambiental. A Polícia Civil apura se o homem tinha envolvimento com alguma atividade criminosa.


Denúncias

A população pode contribuir com o trabalho do BPMA repassando informações que possam auxiliar no combate a crimes ambientais. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 99937-7389, que também é o WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. As ocorrências nas regiões do Sertão de Inhamuns, Sertão Central, do Vale do Jaguaribe e Centro-Sul.O sigilo e o anonimato são garantidos.

(SSPDS/CE)

Deputados estaduais votam nesta terça proibição de anistia a amotinados

O fim das paralisações não deve encerrar a discussão em torno do embate sobre a reestruturação da carreira policial; enquanto deputados votam a emenda à Constituição, Camilo Santana avaliou efeitos da crise para o Estado.

Enquanto o governador Camilo Santana (PT) se prepara para avaliar os efeitos e causas da crise da Segurança Pública no Estado, o embate em torno dos motins realizados por policiais militares (PMs) deve continuar na Assembleia Legislativa. Nesta terça, os deputados estaduais do Ceará devem votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Estado que proíbe concessão de anistia a militares que aderirem a motins ou paralisações. A medida vai a plenário após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovar, nesta segunda (2), a matéria. A expectativa é que a maioria do Governo na Casa garanta a aprovação da matéria. 

O líder do Governo na AL, Júlio César Filho (Cidadania), deve apresentar requerimento para que haja a quebra do interstício e a PEC possa ser ter a votação concluída ainda na terça. Por se tratar de emenda à Constituição, a matéria precisa ser apreciada em dois turnos e receber pelo menos 28 votos, em cada votação. 

A aprovação da PEC é dada como certa não apenas por governistas, mas também pela oposição. Por conta da ampla base aliada do Governo na Assembleia, opositores já avaliam outras formas de derrubar a proibição à anistia administrativa. “Nós já estamos estudando uma maneira de entrar (na Justiça) com uma ação de inconstitucionalidade”, diz Delegado Cavalcante (PSL).

O deputado foi o único voto contrário na aprovação da PEC do Governo na CCJ – com sete votos a favor no total. Segundo o parlamentar, proibir anistia para policiais amotinados fugiria da competência do Legislativo Estadual. 

Entre os argumentos, o de que os deputados estaduais não poderiam legislar sobre o Código Penal. A proibição determinada pela PEC, contudo, trata apenas de anistia administrativa. Salmito Filho (PDT) ressaltou que, atualmente, é possível anistiar por meio de um projeto de lei enviado pelo Governo à Assembleia. 

“Se tem a competência para aprovar, também tem a competência sobre essa matéria. É uma ‘forçação’ de barra grande dizer que essa Casa não tem essa competência”, rebate. “Se a União votar uma lei anistiando os crimes, nem assim as infrações vão ser perdoadas. É uma prerrogativa nossa”, diz Audic Mota (PSB).

Discussão nacional

O governador Camilo Santana considera importante levar o assunto para ser debatido em âmbito federal e, por isso, deve discutir o tema com a bancada federal do Ceará, para que os parlamentares tentem viabilizar PEC semelhante no Congresso. “Enviei a PEC para a Assembleia para que essa não seja apenas uma decisão do governador, mas que esteja protegida pela legislação”, ressaltou Camilo.

Em entrevista coletiva, ele criticou, sem citar nomes, a postura de lideranças políticas que atuaram na paralisação, o que classificou como “partidarização da polícia”. “Misturar política partidária com Polícia é algo que precisa ser debatido a nível nacional, porque é algo que acontece em todos os estados. Todas as lideranças desse movimento têm mandatos, são filiadas a partidos. Isso é grave”. 

As considerações do governador foram feitas depois que a categoria assinou acordo com o Estado, mediado pela comissão dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Ainda na segunda, os agentes desocuparam os batalhões e começaram a retomar aos seus postos. 

Avaliações

Camilo sugeriu, ainda, que se não fossem forças políticas, os motins não teriam iniciado. “O Governo se reuniu durante dez dias com secretários de Estado e entidades representativas para fazer uma negociação. Então, qual o motivo para, após concordar com os valores, um parcela de policiais resolverem fazer motins?”, questionou o governador sobre o acordo firmado com associações da classe, no início de fevereiro, durante rodadas de negociações.

Após aquela decisão, no entanto, as paralisações foram iniciadas. O movimento durou 13 dias. No início, os agentes reivindicavam um reajuste salarial maior do que o ofertado. Depois, a principal pauta passou a ser anistia – rejeitada veemente pelo governador. 

No último domingo, policiais amotinados no 18º Batalhão da PM, no bairro Antônio Bezerra, aceitaram acordo – que prevê que todos os processos instaurados sigam o processo legal, sem perseguição e com o acompanhamento de uma comissão externa; possibilidade de remanejar percentuais entre patentes para aumentar os salários de praças, respeitando o limite de verba total para a reestruturação; e garantia de que nenhum agente será transferido ao interior durante um prazo de 60 dias.

Mudanças

Após o episódio, Camilo ainda avalia a possibilidade de mudanças nos comandos da Segurança Pública no Estado. “Todos aqueles que cometeram algum tipo de ação ilegal, com todo o rigor da lei, serão investigados, com todo o direito de defesa. E nós vamos fazer uma avaliação, com o meu secretário e comandos para que possamos tomar medidas necessárias para restabelecer a normalidade da Segurança no Estado”, assegurou.

Sem pressa para a reestruturação

A reestruturação das carreiras dos agentes de segurança do Estado proposta pelo Governo do Estado foi alvo das principais críticas dos policias militares que acabaram por paralisar as atividades por 13 dias. Contudo, na Assembleia Legislativa, não há pressa para tramitação do projeto de lei do Governo do Estado que estabelece reajuste salarial para policiais e bombeiros militares. 

O foco dos parlamentares, por enquanto, é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que proíbe anistia administrativa a policiais amotinados. Segundo o líder do Governo na Casa, Júlio César Filho (Cidadania), não deve haver tempo hábil para apreciar a reestruturação ainda nesta semana. Antes do plenário, o projeto ainda deve passar pelas comissões de Constituição e Justiça, Trabalho e Serviço Público, Orçamento e Defesa Social. Dentre os motivos, a formação da Comissão Paritária Permanente, parte do acordo que colocou fim à paralisação dos militares. A comissão deve acompanhar a tramitação da proposta e contribuir na elaboração dos ajustes, que serão feitos por meio de emendas parlamentares. Além disso, devem ser feitos estudos de impactos financeiros pelo Governo. 

No projeto em tramitação, a remuneração inicial de um soldado, por exemplo, passaria dos atuais R$ 3,4 mil para R$ 4,5 mil até 2022. O valor ainda pode ser alterado, a depender de ajustes no texto.

“A matéria está tramitando de forma ordinária conforme o acordo e a comissão será formada no sentido de levantar alguns pontos, como a distribuição do valor na tabela apresentada, entre outros”, afirma o líder do Governo. O único ponto que não deve ser alterado é o montante a ser investido para o reajuste – R$ 495,7 milhões. 

Além dos policiais militares e dos bombeiros, outros representantes de agentes de segurança devem ser recebidos para negociar reajuste salarial. Uma reunião de trabalho deve ser marcada para esta semana. “São homens e mulheres que se desdobraram nesse motim da Polícia e merecem total atenção da nossa parte”, garante Júlio César Filho. 

Embates eleitorais

Durante a votação da PEC que proíbe anistia a PMs envolvidos em motins ou greves, na CCJ, deputados da base e oposição trocaram acusações sobre a motivação eleitoral dos motins. “Alguns grupos se amotinaram por terem sido levados por quem faz uso político”, declarou Queiroz Filho (PDT), afirmando que a oposição tinha motivações partidárias para votar contra a PEC no colegiado.

Negação

Único integrante da oposição na CCJ, na segunda, o deputado Delegado Cavalcante (PSL) ressaltou que “jamais colocaria política partidário em algo tão sério”. “Infelizmente, aqui são todos partidários do Governo e estão legislando em algo inconstitucional, e eu tenho quase certeza de que será aprovada (em plenário)”, rebateu.

(Diário do Nordeste)